A construção de material instrucional de conceitos físicos para professores do ensino Infantil e Fundamental

CASTRO, Ulisses Sampaio
Fortaleza/CE, Universidade Federal do Ceará, UFC, 2017. 176p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Andrey Chaves).

Resumo O ensino de Ciências nas séries iniciais da escolarização no Brasil é historicamente recente e tem encontrado muitos obstáculos para cumprir seu papel de construtor de cidadania. Mesmo nesse curto tempo de vida, já sofreu mudanças diversas na esteira das várias tentativas de reforma educacional da década de 50 até hoje. Um dos grandes problemas tem sido a própria formação inicial do professor, que no nível infantil, hoje é formado nos cursos de Pedagogia, que muito preocupados com as disciplinas de embasamento teórico da Pedagogia, oferecem formação insipiente nos conteúdos que o futuro professor terá que ensinar. A partir daí muitos conceitos físicos deturpados vão sendo propagados em sala de aula e muitas de nossas crianças são expostas a mitos e ideias equivocadas, muitas das vezes veiculadas pelos próprios livros didáticos e endossadas pelo professor, refém do material didático dada a sua fraca formação. O presente trabalho tem por objetivo propor um material didático, escrito com base nos equívocos mais apontados pelas pesquisas na área, orientado para a melhoria da formação desse professor.
Palavras-chave Ensino de Física, ensino infantil, Ciências.
Abstract The teaching of science in the initial grades of schooling in Brazil is historically recent and has encountered many obstacles in order to fulfill its role as a constructor of citizenship. Even in this short period of life, it has undergone several changes in the wake of the various educational reform attempts of the 1950s to the present. One of the great problems has been the initial formation of the teacher, who at the infantile level, is nowadays formed in the courses of Pedagogy, that very concerned with the disciplines of theoretical foundation of the Pedagogy, offer insufficient training in the contents that the future professor will have to teach. From then on many misconceptions are propagated in the classroom, and many of our children are exposed to myths and misconceptions, often propagated by the teacher's own textbooks and endorsed by the teacher, hostage of the didactic material given their poor formation. The present work aims to propose a didactic material, written based on the misconceptions most pointed by the researches in the area, oriented to the improvement of the teacher training.
Keywords Physics education, kindergarten, Sciences.