A orientação geográfica e a medição do tempo pela Geometria da posição aparente dos astros

MENEZES, Luana Paula Goulart de
Maringá/PR, Universidade Estadual de Maringá, UEM, 2018. 115p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Eduardo de Amorim Neves).

Resumo Este trabalho teve por objetivo introduzir conceitos da Geometria Euclidiana e não Euclidiana de uma maneira menos abstrata, ao relacionar Matemática, Astronomia, História e Geografia em uma proposta que envolveu determinar as coordenadas geográficas de uma localização e determinar as horas ao longo do dia por intermédio de instrumentos antigos. A princípio procuramos instrumentos que fossem simples e capazes de nos ajudar a fazer conexões entre Astronomia e Matemática na determinação da latitude. Para este objetivo selecionamos o Quadrante e o Instrumento de Sombras de Pedro Nunes que nos permitiram fazer uma abordagem usando a geometria dos movimentos aparentes dos astros para a determinação de nossa posição geográfica. Com a latitude em mãos pudemos construir um relógio de Sol Equatorial. Além disso, propomos uma série de atividades para a construção e estudo do tema com o auxílio dos instrumentos e de questões adaptadas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) com o objetivo de colocar em prática a interdisciplinaridade e fazer com que os alunos percebam que a ciência não está segmentada.
Palavras-chave Geometria Não Euclidiana, Localização Geográfica, Astronomia, Instrumentos Astronômicos, Interdisciplinaridade.
Abstract This work aimed to introduce concepts of Euclidean and non-Euclidean geometry in a less abstract way, relating mathematics, astronomy, history and geography in a proposal that involved determining the geographical coordinates of a location and determining the hours throughout the day by means of ancient instruments. At first we looked for instruments that were simple and able to help us make connections between Astronomy and Mathematics in determining latitude. For this purpose we selected the Quadrant and Shadow Instrument of Pedro Nunes that allowed us to make an approach using the geometry of the apparent movements of the stars to determine our geographical position. With the latitude in hand we could build an equatorial sundial. In addition, we propose a series of activities for the construction and study of the theme with the help of the instruments and adapted questions of the Brazilian Astronomy and Astronautics Olympiad (OBA), in order to put into practice the interdisciplinarity and make the students realize that science is not segmented.
Keywords Non-Euclidean Geometry, Geographic location, Astronomy, Astronomical Instruments, Interdisciplinarity.