A Terra no espaço: a desconstrução do objeto real na construção do objeto científico

MALUF, Vitérico Jabur
Cuiabá/MT, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, 2000. 141p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Adolfo Rodriguez).

Resumo Esta pesquisa é um estudo de caso sobre as representações de professores do Ensino Fundamental das Escolas Públicas de Cáceres, Estado de Mato Grosso, sobre a temática “A Terra e o Universo”. Através de uma intervenção pedagógica (Mini-cursos), foi possível os professores reverem as representações que tinham sobre a referida temática, pois, eles consideravam a Terra como um espaço topológico absoluto, e as explicações sobre os fenômenos das estações do ano, dia/noite e, da rotação e translação da Terra, eram explicadas a partir desse espaço. Outro aspecto conceitual importante, que os professores apresentavam, estava relacionado ao significado que as palavras assumiam na definição da representação de um conceito, porque as palavras eram usadas como a própria generalização do conceito. A analise teórica sobre a reconstrução dos conceitos apresentados pelos professores, foi baseada nas concepções epistemológica de Bachelard e na formação de conceitos de Vygotsky. A desconstrução conceitual do espaço topológico absoluto, só foi possível, relativizando-o. Assim, consequentemente, os professores modificaram seu perfil epistemológico, considerando este espaço como uma representação geométrica, que foi utilizado como parâmetro para as reinterpretações das diferentes formas de conhecimento que os professores faziam da Terra no espaço.
Arquivo PDF document 2000_MALUF_D_UFMT.pdf — Documento PDF, 1.81 MB