Desenvolvimento e avaliação de uma história em quadrinhos para o ensino de Astronomia

CRUZ, Jonierson de Araújo da
Araguaína/TO, Universidade Federal do Tocantins, UFT, 2018. 51p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Luis Juracy Rangel Lemos).

Resumo Este trabalho teve a pretensão de elaborar, produzir e avaliar um produto educacional, voltado à divulgação de conhecimentos de Astronomia e destinado a alunos da última etapa da educação básica. Optamos pela História em Quadrinhos (HQs), recurso que compõem o mundo dos alunos em todas as faixas etárias, e que, obviamente, lhe são bastante familiar, por acreditar que ao trazer as HQs para o ambiente escolar, além de estimular à prática da leitura, estamos criando entre o aluno e o conhecimento um ambiente de estudo mais dinâmico, interativo e divertido, possibilitando assim, que o aluno associe o aprendizado ao prazer. A HQs produzida, na forma de E-book e intitulada “A aventura de conhecer a imensidão que nos cerca”, foi avaliada por alunos do Ensino Médio de uma instituição pública do Estado do Tocantins. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário, contendo questões abertas e fechadas. Na análise das respostas constatamos o interesse e entusiasmo dos alunos pelo produto educacional desenvolvido. Estes elementos nos fazem acreditar no seu potencial pedagógico. Diante disso, esperamos que este trabalho, venha contribuir de forma significativa no ensino e disseminação de conhecimentos de Astronomia.
Palavras-chave Educação, Divulgação, Material Didático.