Diferentes Metodologias Aplicadas ao Ensino de Astronomia no Ensino Médio

ALBRECHT, Evonir
Diferentes Metodologias Aplicadas ao Ensino de Astronomia no Ensino Médio
São Paulo/SP, Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Ensino de Ciências e Matemática, 2008. 80p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcos Rincon Voelzke).

Resumo O presente trabalho de intervenção foi realizado junto à Escola Estadual Colônia dos Pescadores na cidade de Caraguatatuba, com três turmas do terceiro ano do Ensino Médio, envolvendo 119 alunos com idades entre 16 e 19 anos. A fase inicial foi composta de um questionário de vinte questões dissertativas e objetivas, aplicado pelo professor titular da sala, que era o mesmo nas três turmas, para diagnosticar nos educandos os conceitos prévios sobre Astronomia e, partindo destes, realizar um trabalho de intervenção nas classes envolvidas utilizando, em cada uma, metodologias diferentes: (A) sob forma de seminários, elaborados e apresentados pelos educandos, no qual o educador faz apenas as intervenções necessárias; (B) de forma tradicional, com auxílio de multimídias para desenvolvimento das aulas e a terceira (C) tradicional, fazendo uso exclusivo de lousa e giz. Ao final do trabalho, os alunos responderam novamente o questionário inicial para diagnosticar dentre as três metodologias utilizadas qual apresentou melhores aplicações, os resultados iniciais foram comparados com os finais. Quando questionados a respeito do significado de Astronomia, observou-se inicialmente que os acertos na turma A foram de 100%, turma B: 64%, turma C: 84%, após a intervenção os acertos foram: 100%, 97% e 85% respectivamente, demonstrando que houve um avanço significativo na turma B, a turma A manteve seu índice e a turma C evoluiu, porém não tanto quanto a B. Quando interrogados sobre quantos planetas você acha que existem em nosso Sistema Solar? os acertos foram: turma A: 39%, turma B: 48% e turma C: 46%, após o desenvolvimento do trabalho os acertos foram 94%, 97% e 90% respectivamente.Dentro das respostas obtidas, observa-se que a metodologia tradicional com o auxílio de multimeios, aplicada na turma B, demonstrou melhores resultados, sendo a mais significativa. Outra conclusão muito importante é que apesar de o tema Astronomia ser amplamente recomendado, este não é ensinado, nem no Ensino Fundamental, nem no Ensino Médio.
Arquivo PDF document 2008_ALBRECHT_D_UNICSUL.pdf — Documento PDF, 10.14 MB