Do geocentrismo à gravitação universal: proposta e implementação de uma sequência didática para o ensino médio

SIMON, Rodrigo de Almeida
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2016. 164p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Márlon Caetano Ramos Pessanha).

Resumo O presente trabalho se constitui da elaboração e implementação de um Produto Educacional que buscou, através de uma sequência didática (SD), abordar a temática geocentrismo, heliocentrismo e gravitação universal em um tratamento menos clássico, trazendo metodologias e recursos didáticos diversificados. Além disso, pretendeu-se o favorecimento da aprendizagem dos alunos envolvidos na aplicação da SD Movimentos do Sistema Solar pelo professor pesquisador, assim como pelos demais professores que de alguma maneira utilizarem, em suas aulas, atividades propostas nesse Produto Educacional. Nesta dissertação, apresentou-se uma introdução ao estudo desenvolvido e uma concisa exposição teórica sobre a evolução dos modelos Geocêntrico e Heliocêntrico, até o advento da Gravitação Universal de Newton; discutiu-se sobre os fundamentos teórico-metodológico considerados no planejamento das atividades constituintes da SD, os quais baseiam-se, principalmente, nos princípios de desenhos didáticos descritos por Méheut e Psillos: princípios epistemológicos (uso da História da Ciência (HC) no ensino); princípios psicocognitivos (aprendizagem a partir dos conhecimentos prévios e como evolução de modelos mentais); princípios didáticos (ensino por modelização, uso da HC no ensino e uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)) e princípios socioculturais (trabalho conjunto e interativo entre os docentes e os alunos e uso pedagógico da TIC). Ainda, apresentou-se o contexto, o relato da implementação do Produto Educacional como parte de uma disciplina eletiva do Ensino Médio Integral e as considerações relativas a todo percurso desse trabalho de mestrado, bem como os materiais do professor, dos alunos e de apoio à aplicação da SD.
Arquivo PDF document 2016_RODRIGO_DE_ALMEIDA_SIMON_D_UFSCAR.pdf — Documento PDF, 7.06 MB