Educação Não-Formal e Divulgação de Astronomia no Brasil: Atores e Dinâmica da área na Perspectiva da Complexidade

MARQUES, Joana Brás Varanda
Educação Não-Formal e Divulgação de Astronomia no Brasil: Atores e Dinâmica da área na Perspectiva da Complexidade
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2017. 306p. Tese de Doutorado. (Orientador: Denise de Freitas).

Resumo Esta pesquisa tem como temática a educação não-formal e divulgação de astronomia no contexto brasileiro. Trata-se de um aprofundamento de uma investigação anterior em que, por meio de um estudo Delphi, obteve-se um panorama dos principais problemas dessa área e algumas das possíveis soluções para os mesmos, segundo a opinião de um conjunto representativo de especialistas no campo da astronomia. O presente estudo teve como objetivo principal construir um retrato da educação não-formal de astronomia no Brasil tendo como base teórica e metodológica a teoria da complexidade. Esse embasamento permitiu lançar um olhar multidimensional sobre esta área, para compreender sua dinâmica por meio das suas estruturas e relações, e identificar padrões, contradições e complementariedades. Foram utilizadas, como fonte de dados, as respostas dos 34 especialistas que participaram desse estudo Delphi até ao final. Por meio de análise de conteúdo, desenvolvemos duas categorizações das opiniões dos especialistas em redes sistêmicas – uma temática e outra complexa. A rede sistêmica temática possibilitou descrever a área em termos das categorias: divulgadores, público, oferta, pesquisa, condições de trabalho, financiamento e relação com a educação formal. A rede sistêmica complexa permitiu olhar para a área como um sistema e analisar as estruturas, as funções, os fluxos e os processos envolvidos, assim como diferentes tempos e níveis escalares em que o sistema se desenvolve. Para além da descrição e compreensão da área que é possível fazer usando estas categorizações, foi possível, por meio de técnicas estatísticas de análise por agrupamentos, interpretar a existência de padrões e perfis de resposta, permitindo uma compreensão mais clara das diferentes dinâmicas e realidades que compõem esta área tão heterogênea. A análise dos resultados das redes sistêmicas foi realizada em conjunto com os dados de caracterização dos especialistas (idade, anos de experiência, área de atuação etc). Este estudo apresenta um contributo para a área da educação não-formal e divulgação de astronomia no Brasil, pois teve como fruto a clarificação de uma reflexão profunda e inédita que a área fez sobre si própria, por meio de seus membros especialistas.
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