Ensino de astronomia para os anos iniciais: uma proposta a partir da observação da Lua

SIMON, Paula Cristina da Silva Gonçalves
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2016. 209p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Paulo Sergio Bretones).

Resumo Esta pesquisa apresenta resultados de uma investigação desenvolvida com uma turma de alunos do segundo ano do Ensino Fundamental envolvendo a observação da Lua. Inicialmente, com o objetivo de apresentar um panorama das pesquisas sobre o tema Lua e suas fases, foi feita uma revisão bibliográfica a partir de teses e dissertações, artigos de periódicos, trabalhos apresentados em eventos selecionados e alguns trabalhos internacionais. Como resultado, verificou-se que poucos são os trabalhos que utilizam a observação da Lua no céu como parte da metodologia para o ensino e a aprendizagem do tema. Como objetivo de pesquisa, foi proposta e estudada uma metodologia na qual os alunos observaram e registraram a Lua por meio de desenhos, incluindo o horizonte, na escola e em suas casas, ao longo de parte de uma lunação. Priorizando a observação do céu, a partir dos desenhos, houve discussões em sala que foram conduzidas objetivando a sistematização do conhecimento. Com uma pesquisa experimental, sem grupo de controle, os dados foram obtidos por meio de entrevistas, registros de aulas e cadernos de observações dos alunos. A pesquisadora também foi a professora da turma onde a pesquisa foi desenvolvida. A observação do céu possibilitou a percepção pelos alunos do movimento aparente da Lua, bem como sua mudança de aspecto ao longo de várias noites. Por meio das discussões em sala de aula, com o uso dos registros, foi evidenciado que o conhecimento da observação desenvolve um saber a partir da vivência que transcende os limites dados ao conteúdo em sala de aula, possibilitando discussões pouco valorizadas no ensino da Lua e suas fases. Essa conexão experiencial a partir da observação da Lua fomenta uma relação com o conhecimento implicado à realidade da natureza. Para os anos iniciais, no ensino de Astronomia, esta é uma vinculação importante que pode promover a aprendizagem de tais conteúdos, a partir dos sentidos da criança e da intervenção docente de modo flexível e aberto.
Arquivo PDF document 2016_PAULA_CRISTINA_DA_SILVA_GONCALVES_SIMON_D_UFSCAR.pdf — Documento PDF, 4.73 MB