Explorando a astronomia como contexto para o ensino de Matemática no Ensino Médio

MAGALHÃES, Thiago Alberto Correa
Explorando a astronomia como contexto para o ensino de Matemática no Ensino Médio
Recife/PE, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFPE, 2016. 145p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcelo Pedro dos Santos).

Resumo O presente trabalho tem o objetivo de explorar conceitos matemáticos em saberes da Astronomia como um recurso motivador e intuitivamente fornecer mais significado aos temas da Matemática estudados em sala de aula, possibilitando ao discente a vivência de algumas situações que necessitam da utilização dos conhecimentos já adquiridos. A proposta pode ser considerada uma ferramenta motivacional que vai auxiliar na qualidade do ensino e da aprendizagem da Matemática no Ensino Médio. O trabalho está dividido em três capítulos. Cada capítulo corresponde aos conteúdos matemáticos das séries sucessivas do Ensino Médio. Ao finalizar cada conteúdo matemático aplicado em Astronomia, são descritos um ou mais exercícios. Procurou-se, assim, atender a um dos objetivos do Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT, que á o de elaboração de uma proposta da atividade educacional, cumprindo um dos requisitos do programa e ao mesmo tempo desenvolvendo uma atividade não convencional na aplicação dos conteúdos matemáticos. Sendo, portanto, útil não somente aos professores de Matemática e Física do Ensino Médio, como também aos alunos de Graduação de Licenciatura em Matemática e em Física.
Palavras-chave Não tem
Abstract The present work has the objective of exploring mathematical concepts in astronomy in order to provide more meaning to the themes of mathematics studied in the classroom and allow the student the experience of some situations that require the use of the knowledge already acquired. The proposal can be considered a motivational tool that will help in the quality of the teaching and learning of mathematics in high school. The work is divided into three chapters, which are divided according to the grades of high school: in chapter 1, the contents of the rst grade of high school, and so on. At the end of each mathematical concept applied in astronomy, are given one or more exercises for the content. It was, thus, meet one of the goals of the PROFMAT, which is the preparation of a proposal of the educational activity, fullling one of the requirements of the program and at the same time developing an unconventional activity on application of mathematical content. And therefore useful for teachers of mathematics and physics in high school, in the same way that the undergraduate degree in mathematics and physics.
Nível Mestrado