Formação continuada do professor: analisando uma prática pedagógica a partir de uma oficina de astronomia

PINTO, Simone Pinheiro
Rio de Janeiro/RJ, Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Ensino em Biociências e Saúde, 2005. 127p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Deise Miranda Vianna).

Resumo A formação dos profissionais de educação deve ser a base de qualquer tentativa de construção de um projeto de educação. São exigidos do professor conhecimentos e habilidades que, na maioria das vezes, não são ensinados durante o curso da sua formação. Em um país onde a falta de conteúdo na formação dos professores de uma maneira geral é uma realidade se faz mais do que necessário criar formas de reverter esse processo. Uma dessas formas são os cursos de formação continuada, que podem ser desenvolvidos com pequena, média e longa duração, que devem ser analisados e estudados, principalmente no que diz respeito a mudanças de comportamento na prática docente. O Projeto Praça da Ciência Itinerante atua com formação continuada de curta duração, atendendo professores do ensino fundamental, assim como alunos das escolas de formação de professores, com atividades temáticas elaboradas em forma de oficinas, congregando diferentes instituições de ensino e divulgação de ciências do Rio de Janeiro. Uma dessas oficinas desenvolvida pelo Espaço UFF de Ciências e Museu de Astronomia, intitulada “Observando o Céu/Compreendendo a Terra”, será o objeto de estudo no desenvolvimento desta pesquisa. Muitos grupos já realizaram e realizam atividades de formação continuada de curta duração, no entanto qual a real contribuição desses modelos na transformação da prática escolar dos professores? E, se existe, em quais níveis essas contribuições podem ser percebidas? Esta pesquisa tem por objetivo principal avaliar se ocorre mudança na prática docente dos professores que participaram da oficina “Observando o Céu/Compreendendo a Terra” e, se sim, em quais níveis essas mudanças podem ser percebidas. Esse tipo de oficina sensibiliza de alguma forma a grande maioria dos participantes, porém é impossível precisar, sem um estudo profundo e detalhado se os professores participantes transformam de alguma maneira aquele momento de sensibilização em mudança de comportamento docente, seja ela conceitual, na prática pedagógica e no questionamento da veracidade das fontes de informação.