Inserção da radiação cósmica de fundo no Ensino Médio através do uso dos aplicativos Skyviewer e Planck Mission in Virtual Reality

RODRIGUES, Roberth Leite
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2015. 99p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Carlos Alberto de Lima Ribeiro; Paulo César da Rocha Poppe).

Resumo A Radiação Cósmica de Fundo (RCF) é considerada uma das grandes descobertas da as tronomia moderna. O seu estudo serve para uma melhor compreensão do Universo e para o refinamento de técnicas observacionais. Neste sentido, os satélites Cosmic Background Explorer (COBE) e o Wilkinson Microwave Anisotropy Probe (WMAP) mapearam de forma mais precisa a distribuição da RCF evidenciando detalhes que são previstos no modelo cosmológico do Big Bang. De fato, pequenas flutuações na RCF exibem a sua anisotropia que atesta a possibilidade da formação primitiva de grandes estruturas como as galáxias. Os mapas de distribuição da RCF obtidos pelos satélites COBE, WMAP e PLANCK constituem um excelente instrumento didático para o ensino da astronomia moderna. Vários conceitos físicos podem ser estudados associados à compreensão dos mapas. O presente trabalho consiste em desenvolver um processo de ensino-aprendizagem introduzindo a astronomia moderna por meio da análise dos mapas do céu da RCF obtidos pelos satélites COBE, WMAP e PLANCK utilizando o Skyviewer e o Planck Mission in Virtual Reality.
Palavras-chave Radiação Cósmica de Fundo, Astronomia Moderna, Ensino de Astronomia.