O mundo é o lugar: um estudo das representações dos professores sobre os fenômenos astronômicos

FURTADO, Luiza de Marilac Vasconcelos
O mundo é o lugar: um estudo das representações dos professores sobre os fenômenos astronômicos
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, Faculdade de Educação, 2005. 111p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Sonia Maria Vanzella Castellar).

Resumo Neste trabalho está assentado nos estudos do Movimento das Concepções Alternativas (MCA) e discute a formação de professores a partir do processo de aprendizagem numa perspectiva construtivista, isto feito, à luz da epistemologia bachelardiana e piagetiana. Para tanto tivemos como objetivo analisar as representações dos professores sobre os fenômenos astronômicos: dia/noite, estações do ano e fases da lua. A questão principal foi verificar como uma atividade didática pode provocar mudanças epistemológicas nos professores com impacto na sua prática. Os aspectos metodológicos da pesquisa foram trabalhados dentro de uma reflexão qualitativa (LUDKE e ANDRÉ, 1986) e também de uma abordagem interpretativa (ERICKSON, 1989); a coleta dos dados foi realizada por meio de oficinas envolvendo material de baixo custo, sendo o registro feito graficamente e por escrito em forma de hipóteses. A análise dos dados revelou um conhecimento docente sobre os fenômenos estudados, mesclados de realismo ingênuo e representação do espaço marcadamente topológica e noções conceituais fragmentadas e desarticuladas de uma estrutura conceitual; outra característica deste saber é a influência cultural e as definições contidas em livros didáticos. Na conclusão tecendo recomendações para a ação pedagógica na formação docente que, acreditamos deva partir do entendimento do processo cognitivo e epistemológico que constitui a base de sustentação do conhecimento docente.