Tópicos de Astronomia no ensino médio: uma investigação a partir de um curso informal

ASSIS, José Nivaldo Mangueira de
Campina Grande/PB, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, 2010. 160p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcelo Gomes Germano).

Resumo Embora presente nos mais variados campos de pesquisa e constituindo-se um dos mais fascinantes temas geradores com reconhecido potencial mobilizador, principalmente entre os jovens, a Astronomia ainda não encontrou o seu lugar no contexto do ensino de ciências brasileiro e nem se quer faz parte do currículo de nossa educação básica. Considerado este quadro, assumimos como hipótese que, o estudo de alguns tópicos de Astronomia pode alcançar resultados satisfatórios em salas de aulas do Ensino Médio. Assim, considerando algumas experiências já vivenciadas no ensino informal de Astronomia, neste trabalho investigamos as possibilidades e limitações de uma proposta para o ensino de alguns conteúdos de Astronomia, ministrados em conexão com outras ciências constantes do currículo das escolas. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um grupo focal composto por oito estudantes da rede pública Estadual do Rio Grande do Norte da cidade de Passa e Fica. O grupo participou de aulas especiais que envolveram a realização de oficinas e utilização de tecnologias inovadoras. Nesse contexto os participantes foram convidados a uma avaliação contínua do processo, reunindo os subsídios necessários para a realização de uma pesquisa qualitativa que discutiu e analisou os resultados da aplicação de tópicos de Astronomia para estudantes através da confecção do Gnômon, do Relógio Solar, do Fogão Solar e da Luneta com Lente de Óculos.
Arquivo PDF document 2010_ASSIS_D_UEPB.pdf — Documento PDF, 1.51 MB