Tópicos em Astronomia no primeiro ano do Ensino Médio

FLACH, Daniel
Tópicos em Astronomia no primeiro ano do Ensino Médio
Tramandaí/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2018. 117p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Dakir Larara Machado da Silva, Silvana Da Dalt).

Resumo Esta dissertação apresenta as etapas de desenvolvimento de uma sequência didática para o Ensino de Física tendo a Astronomia como tema motivador. As atividades propostas e conteúdos trabalhados foram elaborados visando a aplicação em sala de aula para turmas de primeiro ano do Ensino Médio, tendo em vista os conteúdos abordados nesta etapa escolar. Inicialmente apresentamos um breve estudo sobre a importância do desenvolvimento de conteúdos de Astronomia na educação básica na visão de autores e como isso aparece nos documentos que estabelecem as diretrizes curriculares nacionais. Esta proposta de sequência didática é apresentada como Produto Educacional no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). A sequência didática foi aplicada em duas turmas regulares dos cursos Técnico em Lazer e Técnico em Eletrônica Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Restinga. Os conceitos de Física trabalhados correspondem aos que são estudados na parte de mecânica, abrangendo desde o estudo de algumas aplicações básicas de cinemática até o estudo das Leis de Kepler, passando pelas três Leis de Newton e pela Lei da Gravitação Universal. Durante o desenvolvimento das aulas foram utilizados recursos visuais e computacionais, além de textos de apoio potencialmente significativos com o objetivo de preencher as lacunas referentes ao entendimento dos conteúdos de Física possibilitar um melhor entendimento dos assuntos desenvolvidos em aula.
Palavras-chave Ensino de Física, Ensino de Astronomia, Astronomia no Ensino Médio.
Abstract This dissertation shows a didactical sequence development’s steps concerning the teaching of Physics, being Astronomy a proposing theme. The contents and activities presented were elaborated to the specific use in classroom, to high school classes of first grade, considering all the content displayed on this learning stage. Initially, we introduce a brief study about the importance of Astronomy as a content on basic education on several authors’ view, also how does that appears in documents which establish the national curricular directives. This didactical sequence approach is presented as an Educational Product on the Physics Teaching National Professional Master’s Degree range. The didactical sequence was applied on two regular classes, from the Leisure Technician course and the Electronic Technician course integrated with the high school program from Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Restinga. The Physics concepts presented correspond to the ones studied at the Mechanics’ topic, ranging from the Cinematics basic applications’ study to the Kepler’s Laws study, all the through the Newton’s three laws and the Universal Gravitational Law. During the classes’ development, some visual and computational resources were used, besides potentially meaningful support texts aiming to fulfill the blanks concerning the Physics’ content understanding, making possible a better comprehension of the subjects developed in class.
Keywords Physics Teaching, Astronomy Teaching, Astronomy in the High School.
Nível Mestrado