Um estudo da luz: construindo com materiais de baixo custo uma anti-luneta polarizadora e o Sistema Solar

SOUZA, Marciléa Machado de
Um estudo da luz: construindo com materiais de baixo custo uma anti-luneta polarizadora e o Sistema Solar
Juiz de Fora/MG, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, 2017. 78p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Emanuel Antonio de Freitas, José Luiz Matheus do Valle).

Resumo Nesse trabalho foi confeccionada uma Anti-luneta Polarizadora que foi aplicada em sala de aula, simulando a redução da intensidade da luz com o inverso da distância ao quadrado, usando lentes e lâminas polarizadoras sobrepostas em tubo de PVC, como também traçar uma visão que teria um observador ao ver o Sol em outros pontos do universo, de forma que, com isso, os alunos compreenderão a Física presente no mundo atual e em vários equipamentos e procedimentos tecnológicos. O intuito primário é o de que essa Anti-luneta Polarizadora seja utilizada pelo professor em sala de aula, reforçando a aprendizagem dos alunos e a compreensão da física envolvida no citado fenômeno óptico, que é vivenciado por eles no seu cotidiano, ou seja, destacando que este trabalho apresenta uma proposta de reprodução da Anti-luneta Polarizadora nas práticas didático-metodológicas, demonstrando que o uso de materiais simples pode ser uma alternativa criativa e instrutiva para o enriquecimento da aula e um facilitador para o estudo da luz, e sua propagação em meios refringentes e alguns aspectos da óptica geométrica. Foi desenvolvido também o estudo da luz abordando aspectos históricos no surgimento e desenvolvimento da Física e do Sistema Solar, até nossas concepções atuais.
Palavras-chave Estudo da luz, atividades experimentais, sala de aula, lentes.
Abstract The purpose of this work is to present the development of the study of light addressing historical aspects in the creation and evolution of Physics up to our current conceptions; presenting the nature of light and its propagation in refringent means and some aspects of geometrical optics, a polarizing anti-telescope was created, which was applied in the classroom, simulating the reduction of light intensity with the inverse of the distance squared, using lenses and overlapping polarizing blades in PVC pipe, as well as to draw a vision that would have an observer see ingthe Sun in other points of the universe, so that, with this, the student swill understand the Physics present in the current world and in various equipment and procedures. The primary purpose is that this polarizinganti-telescope to be used by the teacher in the classroom, reinforcing students learning and understanding of the physics involved in the mentioned optical phenomenon, which is experienced by them in their every day life, that is, highlighting that this paper presents a proposalfor the reproduction of anti- polarization lenses in the didactic-methodological practices, demonstrating that the use of simple materials can be a creative and instructive alternative for the enrichment of theclassroom and a facilitator for the study of light.
Keywords Physics education, Light study, experimental activities and lenses.
Nível Mestrado