Utilização de celulares como ferramentas no ensino de astronomia: aplicativo star Chart como planetário

SILVA, Francisco Petrônio de Oliveira
Juazeiro/BA, Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, 2016. 93p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Alessandro Pereira Moisés).

Resumo Diante dos novos desafios que a educação brasileira nos apresenta, os obstáculos imediatos diz respeito não mais a falta de acessos às escolas ou modalidades de ensino, mas tornar esse ensino qualificado, para que alcance seus os objetivos fins: desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho LDB (1996). Diante desse pressuposto esse trabalho, vinculado ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino De Física, traz uma alternativa: produzir um produto didático, que sirva de parâmetro para ser aplicado em outras realidades no ensino médio. Esse trabalho, norteou-se na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e Marcos Antônio Moreira, onde traçam caminhos para que entendamos as facetas da cognição, para que possamos traçar as melhores estratégia na hora de pensar e desenvolver o processo de ensino aprendizagem. Em cima dessa estratégia, o professo não pode largar mão dos recursos didáticos que estão à sua disposição. Hoje principalmente na era da tecnologia, comunicação e informação, precisamos, sempre estar atentos para utilizarmos esses recursos a favor de uma educação de qualidade. Nesse sentido, o objetivo foi aplicar um produto didático de forma sistemático no ensino de astronomia através de um curso de extensão onde utilizei smartfones (celulares) como instrumento didático.
Arquivo PDF document 2016_SILVA_D_UNIVASF.pdf — Documento PDF, 11.97 MB