Teses e Dissertações https://www.btdea.ufscar.br/teses-e-dissertacoes https://www.btdea.ufscar.br/logo.png Teses e Dissertações Conteúdo A "queda da maçã" e a Lei da Gravitação Universal: modelos mentais sobre movimento e gravidade Um estudo dirigido com tirinhas para o ensino de tópicos da Teoria da Relatividade Geral numa perspectiva da Aprendizagem Significativa Engenheiros e Astrônomos: O Ensino de Astronomia aplicada e a prática de Astronomia observacional na Escola Politécnica/ Escola Nacional de Engenharia do Rio de Janeiro (1874 – 1965) Medidas do tempo em Tempos contemporâneos: o uso de saberes e práticas relacionados aos astros em contextos agrícolas. A Inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação na Prática Docente dos Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: análise de seu uso na abordagem dos conceitos de Física As Leis de Kepler em Livros Didáticos de Física: a Ciência enquanto Construção Humana Inclusão escolar de alunos com deficiência: as (im)possibilidades através do olhar de quatro professores de Ciências Astrofísica de partículas na sala de aula : uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o Ensino Médio Lazer e turismo: o observatório Abrahão de Moraes - IAG-USP (1972-2011) A constituição da educação em museus : o funcionamento do dispositivo pedagógico por meio de um estudo comparativo entre museus de artes plásticas, ciências humanas e ciência e tecnologia Objetivos e conteúdos no Ensino de Física para adultos: um estudo de caso. Classificação do conhecimento nas esferas de produção e comunicação do saber : a exposição "Em casa, no universo" do Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul O gosto do estudo e da observação: a Revista do Observatório e a astronomia brasileira no final do século XIX Os planetários e suas relações interinstitucionais no mundo virtual O conceito de espaço em Física Moderna: um estudo a partir de objetos da Cosmologia Teoria da Relatividade Restrita e Geral ao longo do 1o ano do EM: uma proposta de inserção Ensino de Física em aulas de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: interlocuções com a leitura e a escrita na escola Desenvolvimento de Jogos como recurso pedagógico no Ensino de Física Uma proposta de aplicação de webquest no processo de ensino e aprendizagem de Física Integrando o conteúdo de MCU e MHS por meio de observação as Luas de Júpiter 20 itens anteriores 1 ... 20 21 22 23 24 25 Próximos 20 itens
Um estudo dirigido com tirinhas para o ensino de tópicos da Teoria da Relatividade Geral numa perspectiva da Aprendizagem Significativa
Engenheiros e Astrônomos: O Ensino de Astronomia aplicada e a prática de Astronomia observacional na Escola Politécnica/ Escola Nacional de Engenharia do Rio de Janeiro (1874 – 1965)
Medidas do tempo em Tempos contemporâneos: o uso de saberes e práticas relacionados aos astros em contextos agrícolas.
A Inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação na Prática Docente dos Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: análise de seu uso na abordagem dos conceitos de Física
Inclusão escolar de alunos com deficiência: as (im)possibilidades através do olhar de quatro professores de Ciências
Astrofísica de partículas na sala de aula : uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o Ensino Médio
A constituição da educação em museus : o funcionamento do dispositivo pedagógico por meio de um estudo comparativo entre museus de artes plásticas, ciências humanas e ciência e tecnologia
Classificação do conhecimento nas esferas de produção e comunicação do saber : a exposição "Em casa, no universo" do Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
O gosto do estudo e da observação: a Revista do Observatório e a astronomia brasileira no final do século XIX
Ensino de Física em aulas de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: interlocuções com a leitura e a escrita na escola