Análises de estratégias de ensino e aprendizagem sobre conceitos relacionados à astronomia no ensino fundamental II

POFFO, Roberta Izabella de Moraes e
São Paulo/SP, Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, 2011. 75p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcos Rincon Voelzke).

Resumo A Proposta Curricular do Estado de São Paulo, na disciplina de Ciências Físicas e Biológicas, apresenta conteúdos relacionados a Terra e Universo, que são abordados pela Astronomia, no Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. Mesmo com a importância dada à Astronomia e com a boa aceitação que esse assunto tem sobre os alunos, é notável que os mesmos apresentem dificuldades em relação ao tema. No ano letivo de 2010, em uma escola da rede pública estadual em Santo André, São Paulo, 89 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental II, de três turmas diferentes, responderam a um questionário elaborado e aplicado pela professora das turmas baseado nos conteúdos exigidos na Proposta Curricular do Estado de São Paulo com dez questões abertas relacionadas à Astronomia para analisar os conhecimentos prévios. Somente 19% dos alunos conseguiram acertar 50% ou mais das questões, nota considerada mínima satisfatória. Neste mesmo ano, foram apresentados os conteúdos exigidos na proposta, com uma estratégia de ensino diferente para cada turma. Com uma turma, utilizou-se aulas expositivas com auxílio de recursos audiovisuais, com outra se utilizou aulas expositivas dialogadas e com a terceira turma pesquisas em livros didáticos em grupos. Observou-se que após aplicar novamente o questionário, houve uma melhora nos acertos das questões. A turma que teve os conteúdos apresentados com aulas expositivas dialogadas elevou de 3% para 63% de acertos, a turma com recursos audiovisuais subiu de 23% para 80% de acertos e a turma que realizou pesquisas em livros didáticos foi de 31% para 76%. Com isso, conclui-se que após a aplicação das estratégias houve uma melhora significativa no desempenho dos alunos com relação ao conteúdo exigido e a estratégia de aulas expositivas dialogadas foi considerada a mais eficaz.
Arquivo PDF document 2011_POFFO_D_UNICSUL.pdf — Documento PDF, 4.90 MB