Uma proposta dialógica para o ensino de Astronomia e Energia para alunos da modalidade da Educação de Jovens e Adultos de Vitória a partir de uma problematização do tema “meteoros”

SANT’ANNA, Estevão Prezentino
Uma proposta dialógica para o ensino de Astronomia e Energia para alunos da modalidade da Educação de Jovens e Adultos de Vitória a partir de uma problematização do tema “meteoros”
Vitória/ES, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, 2017. 100p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Sérgio Mascarello Bisch).

Resumo Este trabalho foi realizado com alunos da modalidade EJA da cidade de Vitória no Espírito Santo e teve como objetivo elaborar e analisar os resultados da aplicação de uma proposta pedagógica para estudantes dessa modalidade, referenciada nos Três Momentos Pedagógicos (3MP), para o ensino de Astronomia e Física a partir de uma problematização do tema “meteoros e seus riscos para a vida na Terra”. Durante a aplicação da proposta, inicialmente foi feito um mapeamento dos conceitos prévios dos alunos sobre os meteoros, a composição e estrutura do Sistema Solar e o conceito de energia. Além da abordagem temática, iniciada com uma problematização do tema “meteoros e seus riscos para a vida na Terra”, o trabalho também incluiu a uma discussão da composição e estrutura do sistema solar e envolveu a aplicação do conceito físico de energia. Com a aplicação da proposta, avaliamos a evolução das concepções dos estudantes sobre o sistema solar, meteoros e energia e de suas atitudes com relação a uma maior dialogicidade, visão crítica e autonomia. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: questionário aberto e likert, pré e pós-atividade, representação do sistema solar em desenhos numa folha A4, antes e depois das atividades, construção de modelos tridimensionais do sistema solar, também antes e ao final da proposta didática, junto com a realização de apresentações e análises coletivas dessas construções realizadas em grupo, para que os membros externassem e discutissem coletivamente seus conhecimentos, e diário de bordo feito pelo professor, além das aulas gravadas em vídeo ou áudio. Verificou-se que os alunos se achavam apegados a representações artísticas que, em larga escala, são divulgadas nos livros didáticos e pela internet, mas que não representam adequadamente o sistema solar e induzem a concepções alternativas com erros de dimensionamento, posição, espacialidade e até na composição. As concepções quanto à quantidade de planetas, satélites naturais e estrelas no Sistema Solar também apresentaram grande discrepância com os dados reais. Alguns alunos representaram o Sistema Solar com o limite nas nuvens, como se o nosso sistema estivesse entre o céu e a Terra, numa representação aparentemente baseada em uma concepção religiosa. Verificamos, nos dados pós, que muitos alunos mudaram suas concepções, mas algumas parecem estar tão arraigadas que não se alteraram. Através da análise das gravações e diários foi possível verificar a promoção de maior autonomia e visão crítica sobre o que são os meteoros e os possíveis riscos que representam para vida na Terra, a partir das atividades realizadas. Foi possível perceber que os alunos que previamente possuíam grande medo de errar, ao final não mais os apresentavam, mostrando maior confiança e independência.
Palavras-chave Ensino de Astronomia, Três Momentos Pedagógicos, problematização, mete- oros, Sistema Solar.
Abstract This work was carried out with students of the EJA modality of Vitória, in Espírito Santo state. Its purpose is to elaborate and analyze the application results of a pedagogical proposal for the EJA modality students, referenced in the Three Pedagogical Moments (3MP), for the teaching of Astronomy and Physics from a “meteors and their risks to life on Earth” problematization. During the application of the proposal, a mapping of the students’ previous concepts about the meteors, the composition and structure of the Solar System and the concept of energy was initially done. In addition to the thematic approach, which began with a discussion of the theme “meteors and their risks to life on Earth”, the work also included a discussion of the composition and structure of the solar system and involved the application of the physical concept of energy. With the proposal application, it was possible to evaluate the evolution of students’ conceptions about the solar system, meteors and energy and their attitudes towards a greater dialogicity, critical vision and autonomy. The data collection tools used were: open and Likert questionnaire, pre and post activity, A4 sheet drawing representation of the solar system, before and after the activities, three-dimensional models of the solar system construction, also before and at the end of the didactic proposal, combined with a collaborative analysis after its construction, which were carried out in groups so that the members could externalize and construct collectively, the teacher’s logbook, along with the lectures video and audio recordings. Upon examination of these events, it becomes clear that the students are attached to artistic representations that, in large scale, are disseminated in textbooks and the internet, but do not represent the solar system properly which induce alternative conceptions with dimensional errors, position, spatiality and even compositional errors. The conceptions regarding the number of planets, natural satellites and stars in the Solar System also presented great discrepancy with the real data. Some students represented the Solar System within the clouds limit as if our system were between heaven and Earth, in a representation clearly based on a religious conception. The post data showed that many students changed their conceptions, but some are so ingrained that did not change. Through the recordings and journals analysis we verified the promotion of a greater dialogicity, autonomy and critical view on what the meteors are and the possible risks they represent for life on Earth, based on the activities carried out. In which students who previously had a considerable fear of making mistakes, no longer presented them, showing greater confidence and independence.
Keywords Astronomy Teaching, Three Pedagogical Moments, Problematization, Meteors, Solar System.
Nível Mestrado