SANT’ANNA, Estevão Prezentino
Uma proposta dialógica para o ensino de Astronomia e Energia para alunos da modalidade da Educação de Jovens e Adultos de Vitória a partir de uma problematização do tema “meteoros”
Vitória/ES, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, 2017. 100p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Sérgio Mascarello Bisch).
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Resumo |
Este trabalho foi realizado com alunos da modalidade EJA da cidade de Vitória no Espírito Santo
e teve como objetivo elaborar e analisar os resultados da aplicação de uma proposta pedagógica
para estudantes dessa modalidade, referenciada nos Três Momentos Pedagógicos (3MP), para o
ensino de Astronomia e Física a partir de uma problematização do tema “meteoros e seus riscos
para a vida na Terra”. Durante a aplicação da proposta, inicialmente foi feito um mapeamento
dos conceitos prévios dos alunos sobre os meteoros, a composição e estrutura do Sistema Solar
e o conceito de energia. Além da abordagem temática, iniciada com uma problematização
do tema “meteoros e seus riscos para a vida na Terra”, o trabalho também incluiu a uma
discussão da composição e estrutura do sistema solar e envolveu a aplicação do conceito
físico de energia. Com a aplicação da proposta, avaliamos a evolução das concepções dos
estudantes sobre o sistema solar, meteoros e energia e de suas atitudes com relação a uma
maior dialogicidade, visão crítica e autonomia. Os instrumentos de coleta de dados utilizados
foram: questionário aberto e likert, pré e pós-atividade, representação do sistema solar em
desenhos numa folha A4, antes e depois das atividades, construção de modelos tridimensionais
do sistema solar, também antes e ao final da proposta didática, junto com a realização de
apresentações e análises coletivas dessas construções realizadas em grupo, para que os membros
externassem e discutissem coletivamente seus conhecimentos, e diário de bordo feito pelo
professor, além das aulas gravadas em vídeo ou áudio. Verificou-se que os alunos se achavam
apegados a representações artísticas que, em larga escala, são divulgadas nos livros didáticos e
pela internet, mas que não representam adequadamente o sistema solar e induzem a concepções
alternativas com erros de dimensionamento, posição, espacialidade e até na composição. As
concepções quanto à quantidade de planetas, satélites naturais e estrelas no Sistema Solar
também apresentaram grande discrepância com os dados reais. Alguns alunos representaram
o Sistema Solar com o limite nas nuvens, como se o nosso sistema estivesse entre o céu e a
Terra, numa representação aparentemente baseada em uma concepção religiosa. Verificamos,
nos dados pós, que muitos alunos mudaram suas concepções, mas algumas parecem estar
tão arraigadas que não se alteraram. Através da análise das gravações e diários foi possível
verificar a promoção de maior autonomia e visão crítica sobre o que são os meteoros e os
possíveis riscos que representam para vida na Terra, a partir das atividades realizadas. Foi
possível perceber que os alunos que previamente possuíam grande medo de errar, ao final não
mais os apresentavam, mostrando maior confiança e independência.
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Palavras-chave |
Ensino de Astronomia, Três Momentos Pedagógicos, problematização, mete- oros, Sistema Solar.
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Abstract |
This work was carried out with students of the EJA modality of Vitória, in Espírito Santo state.
Its purpose is to elaborate and analyze the application results of a pedagogical proposal for the
EJA modality students, referenced in the Three Pedagogical Moments (3MP), for the teaching
of Astronomy and Physics from a “meteors and their risks to life on Earth” problematization.
During the application of the proposal, a mapping of the students’ previous concepts about
the meteors, the composition and structure of the Solar System and the concept of energy
was initially done. In addition to the thematic approach, which began with a discussion of the
theme “meteors and their risks to life on Earth”, the work also included a discussion of the
composition and structure of the solar system and involved the application of the physical
concept of energy. With the proposal application, it was possible to evaluate the evolution of
students’ conceptions about the solar system, meteors and energy and their attitudes towards a
greater dialogicity, critical vision and autonomy. The data collection tools used were: open and
Likert questionnaire, pre and post activity, A4 sheet drawing representation of the solar system,
before and after the activities, three-dimensional models of the solar system construction, also
before and at the end of the didactic proposal, combined with a collaborative analysis after
its construction, which were carried out in groups so that the members could externalize and
construct collectively, the teacher’s logbook, along with the lectures video and audio recordings.
Upon examination of these events, it becomes clear that the students are attached to artistic
representations that, in large scale, are disseminated in textbooks and the internet, but do
not represent the solar system properly which induce alternative conceptions with dimensional
errors, position, spatiality and even compositional errors. The conceptions regarding the number
of planets, natural satellites and stars in the Solar System also presented great discrepancy
with the real data. Some students represented the Solar System within the clouds limit as if
our system were between heaven and Earth, in a representation clearly based on a religious
conception. The post data showed that many students changed their conceptions, but some
are so ingrained that did not change. Through the recordings and journals analysis we verified
the promotion of a greater dialogicity, autonomy and critical view on what the meteors are and
the possible risks they represent for life on Earth, based on the activities carried out. In which
students who previously had a considerable fear of making mistakes, no longer presented them,
showing greater confidence and independence.
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Keywords |
Astronomy Teaching, Three Pedagogical Moments, Problematization, Meteors, Solar System.
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Nível |
Mestrado
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