A Abordagem de Conteúdos de Cosmologia no Ensino Médio e a Proposta Curricular na Rede Pública do Estado de São Paulo

FARINHA, Roberto Pereira
São Paulo/SP, Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, 2010. 87p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Gustavo Amaral Lanfranchi).

Resumo O presente trabalho mostra o resultado de uma análise feita a partir de uma pesquisa realizada com uma amostra de 45 professores da rede pública estadual de ensino do Estado de São Paulo, da diretoria de ensino Guarulhos Norte. A pesquisa analisa qual o nível de conhecimento dos professores de física sobre Cosmologia, assunto que deve ser trabalhado em sala de aula durante o terceiro e quarto bimestres do primeiro ano do ensino médio conforme previsto no novo Currículo, implantado a partir de 2008 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Modelos explicativos da origem e constituição do Universo segundo diferentes culturas, evolução dos modelos do Universo, especificidades do modelo cosmológico atual (espaço curvo, inflação, Big Bang,etc.), são alguns dos conteúdos que os professores de Física tem que abordar em sala de aula. Apesar da Astronomia ser uma das mais antigas ciências e de ter contribuído para o desenvolvimento humano e tecnológico, raramente seus conceitos são ensinados nesta etapa escolar. Nesse grupo de professores foi analisado o conhecimento prévio sobre Astronomia e Cosmologia e quais materiais de apoio utilizam no ensino desses conteúdos. Através de um questionário verificar qual o perfil dos professores da disciplina de física, se os mesmos se enquadram no perfil exigido estabelecido na Resolução SE 80/2009, que descreve o perfil desejado para o professor de física assim como as competências específicas e habilidades desejadas. Os resultados apontam para a existência de falhas na formação inicial dos docentes em conteúdos de Astronomia. A conclusão desse estudo fornece subsídios para a elaboração de um programa de educação continuada e/ou inicial, visando uma mudança de postura na prática pedagógica dos docentes.