A aplicabilidade da Astronomia para a compreensão de alguns conceitos de Ciências Biológicas no 2º ano do Ensino Médio

SANTOS, Jucelia Silva dos
A aplicabilidade da Astronomia para a compreensão de alguns conceitos de Ciências Biológicas no 2º ano do Ensino Médio
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2018. 71p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Mirco Ragni).

Resumo Este trabalho teve o intuito de desenvolver a sequência didática de uma hidroponia como produto educacional, para que este trabalho possa ser repetido em outras unidades de ensino e criar um ambiente propício para o aprendizado inter e transdisciplinar, unindo as áreas do conhecimento tradicionais da ciência. Também produziu uma história em quadrinhos, de ficção científica, com uma linguagem acessível, destacando a importância da compreensão dos conceitos biológicos, astronômicos e astronáuticos como pré-requisitos para uma imaginável viagem espacial. A pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, foi escolhida por ser um método de investigação focado no caráter individual do que está sendo analisado. O desenvolvimento das aulas teóricas e práticas estimulou o senso crítico com as pesquisas das diferentes técnicas de manejos hidropônicos e instigou a análise crítica tanto da qualidade alimentar, quanto das notícias veiculadas na mídia. A criação de histórias em quadrinhos de ficção científica fomentou, em alguns alunos, a produção de contos de ficção científica, aumentou a participação e ampliou o interesse nas aulas de Biologia.
Palavras-chave História em quadrinhos, Ficção científica, Sequências didáticas.
Abstract This work aimed to develop the didactic sequence of a hydroponics as an educational product, so that this work can be repeated in other teaching units and create an environment conducive to inter and transdisciplinary learning, uniting the traditional knowledge areas of science. He also produced a science fiction comic with an accessible language, highlighting the importance of understanding biological, astronomical, and astronautical concepts as prerequisites for an imagined space travel. Exploratory research, with a qualitative approach, was chosen because it is a research method focused on the individual character of what is being analyzed. The development of the theoretical and practical classes stimulated the critical sense with the researches of the different techniques of hydroponic management and instigated the critical analysis of both the food quality and the news published in the media. The creation of science fiction comics has encouraged the production of science fiction short stories in some students, increased participation, and increased interest in biology classes.
Keywords Comic strip, Science fiction, Didactic sequences.
Nível Mestrado