SANTOS, Jucelia Silva dos
A aplicabilidade da Astronomia para a compreensão de alguns conceitos de Ciências Biológicas no 2º ano do Ensino Médio
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2018. 71p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Mirco Ragni).
|
Resumo |
Este trabalho teve o intuito de desenvolver a sequência didática de uma hidroponia
como produto educacional, para que este trabalho possa ser repetido em outras
unidades de ensino e criar um ambiente propício para o aprendizado inter e
transdisciplinar, unindo as áreas do conhecimento tradicionais da ciência. Também
produziu uma história em quadrinhos, de ficção científica, com uma linguagem
acessível, destacando a importância da compreensão dos conceitos biológicos,
astronômicos e astronáuticos como pré-requisitos para uma imaginável viagem
espacial. A pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, foi escolhida por ser
um método de investigação focado no caráter individual do que está sendo
analisado. O desenvolvimento das aulas teóricas e práticas estimulou o senso crítico
com as pesquisas das diferentes técnicas de manejos hidropônicos e instigou a
análise crítica tanto da qualidade alimentar, quanto das notícias veiculadas na mídia.
A criação de histórias em quadrinhos de ficção científica fomentou, em alguns
alunos, a produção de contos de ficção científica, aumentou a participação e ampliou
o interesse nas aulas de Biologia.
|
Palavras-chave |
História em quadrinhos, Ficção científica, Sequências didáticas.
|
Abstract |
This work aimed to develop the didactic sequence of a hydroponics as an
educational product, so that this work can be repeated in other teaching units and
create an environment conducive to inter and transdisciplinary learning, uniting the
traditional knowledge areas of science. He also produced a science fiction comic with
an accessible language, highlighting the importance of understanding biological,
astronomical, and astronautical concepts as prerequisites for an imagined space
travel. Exploratory research, with a qualitative approach, was chosen because it is a
research method focused on the individual character of what is being analyzed. The
development of the theoretical and practical classes stimulated the critical sense with
the researches of the different techniques of hydroponic management and instigated
the critical analysis of both the food quality and the news published in the media. The
creation of science fiction comics has encouraged the production of science fiction
short stories in some students, increased participation, and increased interest in
biology classes.
|
Keywords |
Comic strip, Science fiction, Didactic sequences.
|
Nível |
Mestrado
|