A astrobiologia como ferramenta para alfabetização científica e tecnológica

FERREIRA, Paulo Roberto
A astrobiologia como ferramenta para alfabetização científica e tecnológica
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2017. 144p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Amâncio Cesar Santos Friaça).

Resumo Este projeto de pesquisa explora o potencial da Astrobiologia como ferramenta de Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A presente proposta tem uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, uma vez que a ACT exige o envolvimento e a integração de diferentes campos do conhecimento, superando as barreiras disciplinares. Nessa perspectiva, a educação científica deve começar com atividades problematizadoras com temas capazes de relacionar e conciliar diferentes esferas da vida, permitindo-nos observar as ciências e seus produtos como elementos presentes na nossa existência cotidiana e, portanto, intimamente ligados às nossas vidas. A busca pela desfragmentação do conhecimento está presente explicitamente na Astrobiologia, que se apresenta como multidisciplinar em seu conteúdo e interdisciplinar na sua execução, justificando assim a escolha da Astrobiologia como o eixo desse projeto pedagógico. Por outro lado, Gerard Fourez elaborou uma metodologia de ACT, a construção de Ilhas interdisciplinares de Racionalidade (IIRs), visando o estabelecimento de conexões significativas entre modelos científicos e a vida cotidiana. O presente projeto de ACT reuniu as contribuições da Astrobiologia e IIRs e conduziu práticas educativas baseadas na construção de IIRs com temas astrobiológicos, resultando na produção de um guia didático, um jogo de tabuleiro e uma simulação de um encontro científico, que representam ricos recursos didáticos pedagógicos para a ACT.
Palavras-chave Alfabetização Científica e Tecnológica, Astrobiologia, Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, STEM.