MACIEL, Rafael Ramos
A Astronomia nas aulas de Física: uma proposta de utilização de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)
Araranguá/SC, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2016. 107p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Bernardo Walmott Borges).
|
Resumo |
Atualmente vários trabalhos estão sendo elaborados visando contribuir com o
ensino público brasileiro, e muitos deles são provenientes de licenciaturas e de
programas de pós-graduação em ensino. A cada momento surgem novas ideias
relacionando conteúdos que antes eram trabalhados isoladamente, promovendo
a interdisciplinaridade e perpetuação de certos saberes. Muitas vezes estes
saberes não são contemplados nos conteúdos trabalhados na Educação Básica,
por questões estruturais das instituições de ensino ou da formação dos
professores. Os professores do ensino básico que decidem pesquisar por novas
estratégias para suas aulas, dificilmente encontram algo acessível ou confiável.
Quando encontram, são artigos científicos, dissertações de mestrado ou teses
de prolongada leitura e escassez de orientações metodológicas para o ensino.
Portanto, tais textos mostram-se inadequados para sua necessidade de síntese
na exposição em sala de aula. O professor deve ter uma boa leitura para
preparar suas atividades, porém, como seu tempo geralmente é escasso, o
tempo de leitura tem de ser reduzido. Este trabalho descreve a elaboração,
aplicação e avaliação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas
(UEPS), além de sua disponibilização na internet, utilizando como referencial
teórico de ensino a Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Estas
unidades pretendem criar propostas que possam contribuir para orientar
metodologicamente o professor do ensino básico, na concepção de Marco
Antônio Moreira para as UEPS. Estas UEPS pretendem também evidenciar a
relação entre a Astronomia e os conteúdos de Física que são ministrados no
ensino básico. Ao serem publicadas na internet, o site torna-se um instrumento
de divulgação, contendo roteiros de execução de aulas para professores de
Física, com temas diversos da Astronomia (de Astronomia de Posição a
Cosmologia), buscando incluí-la de maneira eficiente na educação básica.
Também almejamos que esta página seja uma espécie de repositório de UEPS,
onde serão hospedadas outras sequências didáticas produzidas por alunos de
graduação, pós-graduação e professores.
|
Palavras-chave |
Ensino de Física, Ensino de Astronomia, UEPS, Aprendizagem Significativa.
|
Abstract |
Currently, several works are being developed to contribute to Brazilian public
education, and many of them are from undergraduate and postgraduate
programs in education. At each moment new ideas arise, relating contents that
were previously worked in isolation, promoting the interdisciplinarity and
popularity of certain knowledge. Often these knowledges are not contemplated
in the contents worked in the Basic Education, by structural issues of the
college or the formation of the teachers. The elementary school teachers who
decide to research for new strategies for their classes, hardly find something
accessible or reliable. When they find, they are texts of prolonged reading and
scarcity of methodological orientations for the teaching. Therefore, such texts
are inadequate for their need for synthesis in classroom exposition. This work
describes the development, application and evaluation of Potentially
Meaningful Teaching Units (PMTU), in addition to their availability on the
Internet, using as a theoretical reference of teaching the Meaningful Learning
of David Ausubel. These units intend to create proposals that may contribute
to the methodological orientation of the elementary school teacher, in the
conception of Moreira for the PMTU. These PMTU are also intended to
highlight the relationship between Astronomy and Physics contents that are
taught in basic education. When published on the Internet, the site becomes an
instrument of dissemination, containing scripts for the execution of classes for
physics teachers, with different themes from Astronomy (from Positional
Astronomy to Cosmology), seeking to include it in an efficient way in
education Basic. We also hope that this page is a kind of PMTU repository,
where other didactic sequences produced by undergraduates, graduate students
and teachers will be hosted.
|
Keywords |
Physics Education, Astronomy Education, PMTU, Meaningful Learning.
|
Nível |
Mestrado
|