A Astronomia nas aulas de Física: uma proposta de utilização de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)

MACIEL, Rafael Ramos
Araranguá/SC, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2016. 107p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Bernardo Walmott Borges).

Resumo Atualmente vários trabalhos estão sendo elaborados visando contribuir com o ensino público brasileiro, e muitos deles são provenientes de licenciaturas e de programas de pós-graduação em ensino. A cada momento surgem novas ideias relacionando conteúdos que antes eram trabalhados isoladamente, promovendo a interdisciplinaridade e perpetuação de certos saberes. Muitas vezes estes saberes não são contemplados nos conteúdos trabalhados na Educação Básica, por questões estruturais das instituições de ensino ou da formação dos professores. Os professores do ensino básico que decidem pesquisar por novas estratégias para suas aulas, dificilmente encontram algo acessível ou confiável. Quando encontram, são artigos científicos, dissertações de mestrado ou teses de prolongada leitura e escassez de orientações metodológicas para o ensino. Portanto, tais textos mostram-se inadequados para sua necessidade de síntese na exposição em sala de aula. O professor deve ter uma boa leitura para preparar suas atividades, porém, como seu tempo geralmente é escasso, o tempo de leitura tem de ser reduzido. Este trabalho descreve a elaboração, aplicação e avaliação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), além de sua disponibilização na internet, utilizando como referencial teórico de ensino a Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Estas unidades pretendem criar propostas que possam contribuir para orientar metodologicamente o professor do ensino básico, na concepção de Marco Antônio Moreira para as UEPS. Estas UEPS pretendem também evidenciar a relação entre a Astronomia e os conteúdos de Física que são ministrados no ensino básico. Ao serem publicadas na internet, o site torna-se um instrumento de divulgação, contendo roteiros de execução de aulas para professores de Física, com temas diversos da Astronomia (de Astronomia de Posição a Cosmologia), buscando incluí-la de maneira eficiente na educação básica. Também almejamos que esta página seja uma espécie de repositório de UEPS, onde serão hospedadas outras sequências didáticas produzidas por alunos de graduação, pós-graduação e professores.
Palavras-chave Ensino de Física, Ensino de Astronomia, UEPS, Aprendizagem Significativa.
Abstract Currently, several works are being developed to contribute to Brazilian public education, and many of them are from undergraduate and postgraduate programs in education. At each moment new ideas arise, relating contents that were previously worked in isolation, promoting the interdisciplinarity and popularity of certain knowledge. Often these knowledges are not contemplated in the contents worked in the Basic Education, by structural issues of the college or the formation of the teachers. The elementary school teachers who decide to research for new strategies for their classes, hardly find something accessible or reliable. When they find, they are texts of prolonged reading and scarcity of methodological orientations for the teaching. Therefore, such texts are inadequate for their need for synthesis in classroom exposition. This work describes the development, application and evaluation of Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU), in addition to their availability on the Internet, using as a theoretical reference of teaching the Meaningful Learning of David Ausubel. These units intend to create proposals that may contribute to the methodological orientation of the elementary school teacher, in the conception of Moreira for the PMTU. These PMTU are also intended to highlight the relationship between Astronomy and Physics contents that are taught in basic education. When published on the Internet, the site becomes an instrument of dissemination, containing scripts for the execution of classes for physics teachers, with different themes from Astronomy (from Positional Astronomy to Cosmology), seeking to include it in an efficient way in education Basic. We also hope that this page is a kind of PMTU repository, where other didactic sequences produced by undergraduates, graduate students and teachers will be hosted.
Keywords Physics Education, Astronomy Education, PMTU, Meaningful Learning.