SILVA, Alexandre Miguel da
A compreensão do universo que nos cerca a partir do uso de planisfério em sala de aula
Juiz de Fora/MG, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, 2018. 100p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Cláudio Henrique da Silva Teixeira).
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Resumo |
O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino de astronomia descrita
numa Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), que consiste no
uso dos conhecimentos astronômicos para explicar a Gravitação Universal.
Abordamos neste trabalho a importância da Astronomia na vida cotidiana do
aluno, tentando demonstrar sua utilização desde a antiguidade - nas primeiras
cartas celestes para as grandes navegações e na previsão de plantio e colheita
na agricultura - até os dias atuais, em que seu uso ainda é fundamental na
localização e para melhor compreensão do mundo real que nos cerca.
Percebemos grande dificuldade na aplicação da Astronomia na grade curricular
da Educação Básica atual. Nesse sentido, apresentamos uma proposta de
trabalho qualitativo que trata a Astronomia como ferramenta didática envolvida
dentro de uma sequência de ensino que relata a ordem cronológica dos
primeiros astrônomos culminando na quebra do paradigma do sistema
geocêntrico, enfatizando a necessidade de se entender as Leis de Kepler e a
Lei da Gravitação Universal de Newton. Para aplicação da sequência
desenvolvemos um mapa estelar (Planisfério) que foi elaborado para facilitar as
aulas de observação nas escolas de Ensino Básico. O produto educacional
desenvolvido visa contemplar as escolas com dificuldades para manter um
laboratório didático por meio de um material de baixo custo, cujos resultados da
aplicação estão expostos neste trabalho. O objetivo desse material pedagógico
é incentivar o professor a levar temas mais atraentes de astronomia para a sala
de aula e, com isso, despertar o interesse dos alunos pela ciência, sem a
necessidade de grandes investimentos financeiros e sem alterar o conteúdo
programático da disciplina.
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Palavras-chave |
Ensino de astronomia, planisfério, gravitação universal, sequência didática.
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Abstract |
The present work describes a teaching proposal described in a Potentially
Meaningful Teaching Units (PMTUs), which consists in using astronomical
knowledge to explain Universal Gravitation. We discuss in this work the
importance of Astronomy in the daily life of the student, trying to demonstrate its
usage since ancient times - using the first planisphere for the great navigations,
and in the forecast of planting and harvesting in agriculture - until the present
days, the planisphere is used for localization and a better understanding of the
real world around us. We noticed the great difficulty of applying Astronomy in
the curricular grade of Basic Education in the schools nowadays. Thus we bring
a proposal of qualitative work that treats Astronomy as a didactic tool involved
in a teaching sequence, which reports a chronological order of the first
astronomers culminating in the breaking of the geocentric system paradigm,
emphasizing the necessity of understanding Kepler's laws and Newton's law of
universal gravitation. For the application of the sequence, we developed a
stellar map (Planisphere) which was elaborated to facilitate the observation
classes in the schools of Basic Education. The educational product developed
aims to contemplate the schools with difficulties to maintain a didactic laboratory
with the elaboration of a product of low cost, whose results of the application
are exposed in this work. The objective of this teaching material is help the
teacher to bring more attractive subjects for the classroom and to arouse
students interest in science, without the need for large financial investments and
without modifying the programmatic content of the discipline.
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Keywords |
Teaching astronomy, planisphere, universal gravitation, didactic sequence.
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Nível |
Mestrado
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