OLIVEIRA, Ismerindo Laube de
A constante de Hubble: uma proposta didática para discutir cosmologia em sala de aula no Ensino Médio
Santo André/SP, Universidade Federal do ABC, UFABC, 2016. 133p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Célio Adrega de Moura Junior).
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Resumo |
Neste trabalho é apresentada uma proposta coerente para discutir a
cosmologia em sala de aula no Ensino Médio, com foco na constante de Hubble.
Para tanto: busca-se compreender como a Cosmologia é apresentada nos livros
didáticos desse nível escolar; discutem-se as dificuldades do ensino desse tema no
Ensino Médio. Documentos oficiais dos órgãos educacionais (PCNEM - MEC, 1999)
foram consultados para justificar a implementação da Cosmologia no Ensino médio.
Mas, para o sucesso desta tarefa, foi necessário dividir o trabalho em duas frentes: a
primeira, uma abordagem didático/pedagógica, apoiada em diversos pesquisadores
do ensino das ciências celestes na educação básica, dentre eles, Rodolfo Langhi e
Roberto Nardi, discutindo o ensino da astronomia e Marco Antonio Moreira, com
preocupações metodológicas as quais auxiliaram na confecção da Unidade de
Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), que é um produto para a sala de aula.
A segunda frente foi a busca da compreensão da Cosmologia no contexto da
ciência, como ela saiu de mera especulação no passado, para chegar a um patamar
de destaque entre as demais áreas do saber humano na atualidade.
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Palavras-chave |
Ensino de Física, Cosmologia, Hubble, expansão do Universo.
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Abstract |
This thesis presents a coherent proposal to discuss cosmology in high
school classes, focusing on the Hubble constant. To this end: we try to understand
how cosmology is presented in textbooks for high school level. We discuss the
difficulties of teaching this subject in high school. Official documents of educational
agencies (PCNEM - MEC 1999) were consulted to justify the implementation of
Cosmology in high school level. But for the success of this task it was necessary to
work on two fronts: the first one is a didactic / pedagogical approach, supported by
several researchers of the teaching of celestial science in basic education, among
them Rodolfo Langhi and Roberto Nardi, discussing specifically the astronomy
education and Marco Antonio Moreira, with methodological concerns (LANGHI &
NARDI, 2013.) which assisted in the making of the Potentially Meaningful Teaching
Units (PMTU) that is a teaching method for the classroom. The second front of our
work was an attempt to understand cosmology in the context of science, as this issue
changed its status from speculation, in the past, to reach a leading science level
among the other areas of human knowledge today.
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Keywords |
Teaching of Physics, Cosmology, Hubble expansion of the Universe.
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Nível |
Mestrado
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