A construção de conceitos sobre a pequenez humana: astronomia em aulas de filosofia no ensino médio

NASCIMENTO, Carlos Alexandre do
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2017. 110p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Paulo Sergio Bretones).

Resumo Este trabalho analisa a possibilidade de que alguns dos conteúdos de Astronomia sejam introduzidos em aulas de Filosofia, verificando sua aplicabilidade como proposta para uma atividade interdisciplinar em turmas do Ensino Médio. O projeto teve como objetivo promover junto aos alunos uma reflexão e a criação de conceitos sobre a sua própria existência, a condição humana na Terra e no Cosmos. Para isso, foi aplicado um projeto em sete aulas para uma classe de primeiro ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino, na Escola Francisco Gomes, município de Cravinhos, estado de São Paulo. Os dados foram obtidos por meio de questionários, relatos verbais e escritos e anotações do pesquisador. É apresentada a aquisição de conhecimentos pelos alunos tanto em conteúdos de Astronomia quanto de Filosofia, bem como a análise deste itinerário, buscando a validação da proposta, sendo o pesquisador o próprio professor da turma. A tangibilidade possível da Astronomia foi ponto de partida para culminar nas indagações e conteúdos da Filosofia. Verificou-se que ambas as áreas possibilitam o pensar sobre a condição humana, sua pequenez e outros aspectos relacionados ao ser humano. Desta forma, verificou-se que a interdisciplinaridade é possível entre as duas áreas convergentes. Uma proposta de trabalho desta forma pode se tornar mais atrativa aos alunos, propiciando a criação de conceitos sobre a temática do ser humano.
Arquivo PDF document 2017_CARLOS_ALEXANDRE_DO_NASCIMENTO_D_UFSCAR.pdf — Documento PDF, 1.38 MB