A contextualização da astronomia no ensino da termodinâmica. Rio Grande do Sul, Instituto de Física

LIMA, Jan Torres
Porto Alegre/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2016. 140p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Daniela Borges Pavani e Fernando Lang da Silveira).

Resumo Um dos desafios dos professores de física do ensino médio é realizar práticas que despertem o interesse dos alunos pelas aulas. O uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), a demonstração de experimentos e a apresentação de temas interessantes, como a astronomia, são excelentes estratégias. Entretanto, nem sempre professores dispõem de tempo ou conhecimento para realizá-las. Desta forma, contextualizamos a astronomia dentro dos conteúdos de termodinâmica, desenvolvendo um produto educacional composto por: i) slides, vídeos, animações e simulações; ii) apostilas dos alunos; iii) guias de apoio pedagógico de orientação ao professor. O referencial teórico adotado foi a aprendizagem significativa de Ausubel. Nela, a aprendizagem ocorre quando uma nova informação se relaciona com conceitos já existentes na estrutura cognitiva do aprendiz de modo não-literal e não-arbitrário. Uma das condições para se aprender significativamente é a predisposição do aprendiz em relacionar a nova informação com outra relevante da sua estrutura cognitiva. Este projeto foi aplicado em alunos do segundo ano do ensino médio da escola estadual Jardim Planalto, do município de Esteio-RS, de setembro a dezembro de 2014, totalizando dezoito períodos. A avaliação dos alunos ocorreu ao longo do projeto, utilizando questões, exercícios e mapas conceituais existentes nas apostilas. Para investigar se os alunos aprenderam significativamente, aplicamos um teste final de concepções alternativas em termodinâmica e astronomia e propomos a construção de um mapa conceitual em grupo. Os resultados obtidos demonstraram que o uso de temas que despertam a curiosidade dos alunos, como astronomia, aliados ao uso tecnologias de informação e comunicação, demonstração de experimentos e apostilas aumentam o interesse e consequentemente a participação dos alunos nas atividades propostas em sala de aula.
Arquivo PDF document 2016_JAN_TORRES_LIMA_D_UFRGS.pdf — Documento PDF, 7.92 MB