A cosmologia de Newton a Einstein: uma proposta para o Ensino Médio com recursos de hipermídia

SOUZA, Hudineia Fitaroni França de
Macaé/RJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2017. 121p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Habib Salomón Dumet Montoya).

Resumo Em todos os níveis de ensino há uma necessidade de buscar novas alternativas para a práxis pedagógica, já que aproximar o processo de ensino- aprendizagem do que é pertinente à geração participante de tal processo é fazer da escola um espaço dinâmico e ativo no seu tempo. O uso de novas tecnologias em sala de aula, tais como as hipermídias, como instrumentos facilitadores da construção do conhecimento são recursos dos quais os professores devem apropriar-se, pois é o mundo que a maioria dos alunos conhece e no qual gosta de “explorar”. Os segredos do Cosmos e o conhecimento de certos termos científicos contemporâneos apresentados a eles em jogos ou filmes de ficção desperta o interesse dos alunos sempre que o tema entra em discussão. No entanto, a Cosmologia em sala de aula, a maioria das vezes é apenas abordada na visão newtoniana, deixando de fora as teorias de Einstein. Tendo em vista os aspectos citados anteriormente, visando construir uma ponte entre a física da sala de aula e a Cosmologia Moderna, nossos principais objetivos são os de propiciar situações para que os alunos de ensino médio assimilem a diferença qualitativa entre as teorias de gravitação de Newton e de Einstein, assim como também avaliar o impacto do uso de uma hipermídia em sala de aula. Para esses fins, desenvolvemos uma hipermídia como recurso digital mediador para a construção e ensino da gravitação, de modo tal que os alunos possam explorar de maneira panorâmica, os conceitos necessários de gravitação a serem desenvolvidos em ambas as abordagens. Em complemento, tomando como base a proposta sócio construtivista de Ausubel para uma aprendizagem significativa, aplicamos a hipermídia em uma turma da primeira série do ensino médio de uma escola particular. Foi observado um aumento significativo no conhecimento dos alunos acerca da gravitação, evidenciado pela segurança nas respostas nos pós-testes. Além disso, a totalidade dos alunos que participaram do processo afirmou que a hipermídia favoreceu a aprendizagem e que seria interessante que o uso da mesma fosse estendido a outros cursos. Dessa forma esperamos que este produto contribua para uma aprendizagem mais significativa através da contextualização, ilustração, experimentação e enriquecimentos dos conteúdos da Cosmologia Moderna em salas de aula do ensino médio.
Palavras-chave ensino, aprendizagem significativa, gravitação, hipermídias.
Abstract There is a necessity in searching for new alternatives to pedagogical praxis at each teaching level, since bringing the teaching-learning process closer to what is pertinent to the generation inserted in it is a way to turn the school into a dynamical and active space in its time. The use of new technologies in classroom, such as hypermedias, as tools to facilitate the building of the knowledge are resources that teachers must take as their own, since most of students like to “explore” the world they know. The secrets of the Cosmos and the knowledge of certain contemporary scientific terms presented to them in games or movies, increase their interest whenever the subject is discussed. However, most of the time, Cosmology in the classroom is only treated from the Newtonian point of view, leaving out Einstein's theories. Considering the aspects mentioned above, seeking to build a bridge between the physics in the classroom and Modern Cosmology, our main aims are to create situations for high- school students where they assimilate the qualitative difference between Newton's and Einstein's gravitational theories, as well as to evaluate the impact after hypermedia use in the classroom. For these purposes, we developed a hypermedia as a mediator digital resource to build and to teach gravitation, in such a way the students can explore, in a panoramic way, the necessary concepts about gravitation, which will be developed in both approaches. In addition, based on the Ausubel's social constructive proposal for a significant learning, we apply a hypermedia in a class of first highschool grades of a private school. A significant increase of knowledge about gravitation was observed in the students, supporting the confidence they had in the answers after the tests. Besides, all the students who have participated in the test have said that hypermedia favored the learning and they have suggested that it would be interesting to implement it in other courses. Thus, we hope this product will contribut e to a more meaningful learning through contextualization, illustration, trial and enrichments of Modern Cosmology contents in highschool classrooms.
Keywords teaching, significant learning, gravitation, hypermedia.