SOUZA, Hudineia Fitaroni França de
A cosmologia de Newton a Einstein: uma proposta para o Ensino Médio com recursos de hipermídia
Macaé/RJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2017. 121p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Habib Salomón Dumet Montoya).
|
Resumo |
Em todos os níveis de ensino há uma necessidade de buscar novas
alternativas para a práxis pedagógica, já que aproximar o processo de ensino-
aprendizagem do que é pertinente à geração participante de tal processo é fazer da
escola um espaço dinâmico e ativo no seu tempo. O uso de novas tecnologias em sala
de aula, tais como as hipermídias, como instrumentos facilitadores da construção do
conhecimento são recursos dos quais os professores devem apropriar-se, pois é o
mundo que a maioria dos alunos conhece e no qual gosta de “explorar”. Os segredos
do Cosmos e o conhecimento de certos termos científicos contemporâneos
apresentados a eles em jogos ou filmes de ficção desperta o interesse dos alunos
sempre que o tema entra em discussão. No entanto, a Cosmologia em sala de aula, a
maioria das vezes é apenas abordada na visão newtoniana, deixando de fora as
teorias de Einstein. Tendo em vista os aspectos citados anteriormente, visando
construir uma ponte entre a física da sala de aula e a Cosmologia Moderna, nossos
principais objetivos são os de propiciar situações para que os alunos de ensino médio
assimilem a diferença qualitativa entre as teorias de gravitação de Newton e de
Einstein, assim como também avaliar o impacto do uso de uma hipermídia em sala de
aula. Para esses fins, desenvolvemos uma hipermídia como recurso digital mediador
para a construção e ensino da gravitação, de modo tal que os alunos possam explorar
de maneira panorâmica, os conceitos necessários de gravitação a serem
desenvolvidos em ambas as abordagens. Em complemento, tomando como base a
proposta sócio construtivista de Ausubel para uma aprendizagem significativa,
aplicamos a hipermídia em uma turma da primeira série do ensino médio de uma
escola particular. Foi observado um aumento significativo no conhecimento dos alunos
acerca da gravitação, evidenciado pela segurança nas respostas nos pós-testes. Além
disso, a totalidade dos alunos que participaram do processo afirmou que a hipermídia
favoreceu a aprendizagem e que seria interessante que o uso da mesma fosse
estendido a outros cursos. Dessa forma esperamos que este produto contribua para
uma aprendizagem mais significativa através da contextualização, ilustração,
experimentação e enriquecimentos dos conteúdos da Cosmologia Moderna em salas
de aula do ensino médio.
|
Palavras-chave |
ensino, aprendizagem significativa, gravitação, hipermídias.
|
Abstract |
There is a necessity in searching for new alternatives to pedagogical praxis at
each teaching level, since bringing the teaching-learning process closer to what is
pertinent to the generation inserted in it is a way to turn the school into a dynamical and
active space in its time. The use of new technologies in classroom, such as
hypermedias, as tools to facilitate the building of the knowledge are resources that
teachers must take as their own, since most of students like to “explore” the world they
know. The secrets of the Cosmos and the knowledge of certain contemporary scientific
terms presented to them in games or movies, increase their interest whenever the
subject is discussed. However, most of the time, Cosmology in the classroom is only
treated from the Newtonian point of view, leaving out Einstein's theories. Considering
the aspects mentioned above, seeking to build a bridge between the physics in the
classroom and Modern Cosmology, our main aims are to create situations for high-
school students where they assimilate the qualitative difference between Newton's and
Einstein's gravitational theories, as well as to evaluate the impact after hypermedia use
in the classroom. For these purposes, we developed a hypermedia as a mediator
digital resource to build and to teach gravitation, in such a way the students can
explore, in a panoramic way, the necessary concepts about gravitation, which will be
developed in both approaches. In addition, based on the Ausubel's social constructive
proposal for a significant learning, we apply a hypermedia in a class of first highschool
grades of a private school. A significant increase of knowledge about gravitation was
observed in the students, supporting the confidence they had in the answers after the
tests. Besides, all the students who have participated in the test have said that
hypermedia favored the learning and they have suggested that it would be interesting
to implement it in other courses. Thus, we hope this product will contribut
e to a more meaningful learning through contextualization, illustration, trial and
enrichments of Modern Cosmology contents in highschool classrooms.
|
Keywords |
teaching, significant learning, gravitation, hypermedia.
|
Nível |
Mestrado
|