A cosmologia moderna à luz dos elementos da epistemologia de Lakatos

ARTHURY, Luiz Henrique Martins
A cosmologia moderna à luz dos elementos da epistemologia de Lakatos
Florianópolis/SC, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2009. 133p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Luiz O. Q. Peduzzi).

Resumo A partir da constatação de que os processos de obtenção de conhecimento científico são muitas vezes abordados de forma inadequada mesmo no ensino de ciências, este trabalho procurou discutir sobre a formação de professores de física e de futuros cientistas, sobretudo a contribuição da história e filosofia da ciência neste processo. Elaborou-se na seqüência um material educativo constituído por um texto e uma apresentação eletrônica que procuraram aproximar aspectos históricos e filosóficos da ciência ao ensino de física. O texto elaborado, A Cosmologia Moderna à Luz dos Elementos da Epistemologia de Lakatos, buscou reconstruir a história da cosmologia neste último século com um olhar dirigido às questões epistemológicas delineadas por Lakatos, objetivando-se uma estrutura didática que possibilitasse seu uso, discussão e avaliação junto aos alunos da disciplina de Evolução dos Conceitos da Física, do curso de Física da UFSC. Para orientar os objetivos com o material produzido, utilizou-se elementos da teoria educacional de Bob Gowin, particularmente as funções do material educativo delineadas nesta teoria. Procurou-se utilizar estas funções na discussão da unidade de ensino aplicada aos alunos participantes, tecendo-se um quadro positivo em relação à sua aceitação geral.
Arquivo PDF document 2009_ARTHURY_D_UFSC.pdf — Documento PDF, 1.98 MB