OLIVEIRA, Iuri da Cruz
A etnofísica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Ji-Paraná/RO, Universidade Federal de Rondônia, UNIR, 2018. 146p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: João Carlos Gomes).
|
Resumo |
O presente estudo é resultado da aplicação do produto educacional referente ao ensino de Física
nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma turma do 3° ano da Escola Municipal de
Educação Infantil e Ensino Fundamental Jandinei Cella, em Ji-Paraná, Rondônia. A escola é
responsável por favorecer as potencialidades dos alunos de modo a desenvolver suas
capacidades. Capacidades presentes desde muito cedo, por isso o contato com a Física nos anos
iniciais se torna eficaz, devido sua natureza investigativa, observadora e curiosa. Portanto, se
torna imprescindível discutir as situações vivenciadas pelos alunos, principalmente
relacionadas aos conhecimentos físicos. O objetivo do estudo foi reconhecer os conceitos da
Etnofísica presentes no cotidiano dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando
a construção de uma metodologia de ensino e aprendizagem do ensino de Física, de forma
multidisciplinar. Foi utilizado como metodologia o reconhecimento de fenômenos físicos
presentes no cotidiano dos alunos, por meio da Etnofísica. Utilizou-se também da metodologia
da Pedagogia da Roda e da Pedagogia de Contação de Histórias, sendo o estudo dividido em
seis encontros. Os temas da Física abordados no estudo foram: água, calor, lua, luz, movimento
e som. Pelos resultados percebe-se que a construção de um caderno pedagógico de apoio aos
professores dos anos iniciais é importante, tendo em vista que, a educação deve fornecer ao
aluno subsídios para que o mesmo perceba os conhecimentos da Física, como uma forma de
tentar explicar os acontecimentos cotidianos. Por isso, quando os alunos fazem uma
aproximação entre os conhecimentos científicos com a realidade, o faz refletir sobre o
verdadeiro papel das Ciências, no caso do objeto de estudo do trabalho, a Física. O aluno passa
a entender que a Física não é uma ciência somente para gênios e sim uma ciência voltada aos
curiosos. E por ser considerada essa ciência dos curiosos, o conceito da Etnofísica pode ser
utilizado vinculado a contextualização da realidade que está presente no dia-a-dia dos alunos.
|
Palavras-chave |
Etnofísica, Ensino de Física, Anos Iniciais, Aprendizagem Significativa, Multidisciplinaridade
|
Abstract |
The present work is the result of the application of the educational product referring to the
teaching of physics in the initial years of Elementary School. The school is responsible for
favoring the potential of students in order to develop their skills. Capacities present at a very
early age, so contact with physics in the early years becomes effective, due to its investigative,
observant and curious nature. Therefore, it is essential to discuss the situations experienced by
students, mainly related to physical knowledge. The aim of the study was to recognize the
concepts of ethnophysics present in the daily life of the students of the initial years of
Elementary School aiming at the construction of a methodology of teaching and learning of
physics teaching in a multidisciplinary way. It was used as methodology the recognition of
physical phenomena present in the daily life of students, through Ethnophysics. It was also used
the methodology of Pedagogy of the Wheel and Pedagogy of Storytelling, being the study
divided in six meetings. The topics of physics covered in the study were: water, heat, moon,
light, movement and sound. The results show that the construction of a pedagogical book to
support the teachers of the initial years is important, considering that education should provide
the student with subsidies so that the same perceives the knowledge of physics as a way of
trying to explain everyday events. Therefore, when the students make an approximation
between the scientific knowledge and the reality makes it reflect on the true role of the sciences,
in the case of the object of study of the work, physics. The student comes to understand that
physics is not a science for geniuses only, but a science focused on the curious. And because it
is considered this science of the curious, the concept of ethnophysics can be used linked to the
contextualization of reality that is present in the students' daily lives.
|
Keywords |
Ethnophysics, Teaching Physics, Early Years, Meaningful Learning, Multidisciplinarity
|
Nível |
Mestrado
|