MARTONETO, Dérik Mateus
A História da Ciência nos manuais escolares: uma análise de livros didáticos de ciências da natureza na temática do sistema solar
Ribeirão Preto/SP, Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, 2018. 96p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Natalina Aparecida Laguna Sicca).
|
Resumo |
Este trabalho está inserido na linha de Currículo, Cultura e Práticas Escolares. Trata de
questões do campo do currículo, particularmente questões microcurriculares. Objetiva
analisar o papel da História da Ciência na temática do sistema solar apresentado nos livros
didáticos de ciências do sexto ano do ensino fundamental, aprovados pelo PNLD de 2017.
Apoia-se numa perspectiva processual de currículo. Nota-se que há uma dependência dos
professores em relação a materiais que contribuam para estruturar o currículo, selecionar
conteúdos e ainda apresentar estratégias de ensino. Neste sentido, compreende-se que o
livro didático é um objeto de estudo que possibilita ampliar a compreensão do currículo
desenvolvido na escola. Apoia-se em pesquisadores da área de currículo da perspectiva
crítica e do ensino de ciências, que indicam a importância da introdução da História da
Ciência no ensino. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa e se caracteriza como análise
documental. Foram analisadas sete coleções de livros didáticos de ciências para o 6o ano
do ensino fundamental aprovadas pelo PNLD de 2017, no tocante a temática do sistema
solar. Inicialmente analisou-se as proximidades e distanciamentos entre o currículo
prescrito e o currículo planejado pelos professores. Em seguida, foi analisado o currículo
planejado para os professores por meio da análise de livros didáticos tendo como
categorias de análise as seguintes: organização da informação histórica; imagens;
localização da História da Ciência no texto; contexto histórico: político e religioso;
correlação entre mudança do modelo e avanço tecnológico. Até o presente momento, os
resultados revelam uma aproximação dos livros didáticos analisados com os Parâmetros
Curriculares Nacionais de Ciências Naturais no tocante a introdução da História da
Ciência na temática do sistema solar, com diferentes graus de aproximação com o
currículo prescrito, ainda que, no manual do professor, vários autores ressaltem a
importância da abordagem da História da Ciência, no intuito de mostrar para o aluno o
conceito de ciência não neutra, como construção humana. Considera-se que a abordagem
da evolução do nosso sistema solar da maioria dos livros analisados reforça ideias do
senso comum trazidas pelos alunos e o indutivismo das concepções da ciência como um
produto final e acabado.
|
Palavras-chave |
currículo, astronomia, história da ciência, livro didático
|
Abstract |
This work is included in the Curriculum, Culture and School Practices line. It addresses
issues in the curriculum field, particularly microcurricular issues. It aims to analyze the
role of the History of Science in the thematic of the solar system presented in science
textbooks of the sixth year of elementary school, approved by the PNLD of 2017. It is
based on a procedural perspective of curriculum. It is noted that there is a dependence of
teachers on materials that contribute to structure the curriculum, select contents and still
present teaching strategies. In this sense, it is understood that the didactic book is an object
of study that allows to broaden the understanding of the curriculum developed in the
school. It draws on curriculum researchers from a critical perspective and from science
teaching, which point to the importance of introducing the History of Science into
teaching. This research, of qualitative approach, makes an analysis characterized as
documentary analysis. We analyzed seven collections of science textbooks for the 6th
year of elementary education approved by the PNLD of 2017, regarding the thematic of
the solar system. Initially we analyzed the proximity and distances between the prescribed
curriculum and the curriculum planned by the teachers. The textbooks were then analyzed
with the following categories of analysis: organization of historical information; images;
location of the History of Science in the text; historical context: political and religious;
correlation between model change and technological advancement. To date, the results
obtained with the National Curricular Parameters of Natural Sciences have been analyzed
and compared and it was concluded that, although present, the textbooks address the issue
of the History of Science with different degrees of approximation with the curriculum
although in the teacher's manual several authors emphasize the importance of the History
of Science approach in order to show the student the concept of non-neutral science as a
human construct. It is considered that the approach of the evolution of our solar system
of most of the analyzed books reinforces ideas of the common sense brought by the
students and the inductivism of the conceptions of science as a final and finished product.
|
Keywords |
curriculum, astronomy, history of science, textbook
|
Nível |
Mestrado
|