A Inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação na Prática Docente dos Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: análise de seu uso na abordagem dos conceitos de Física

COELHO, Franciele Braz de Oliveira
Santa Maria/RS, Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, 2012. 99p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ana Marli Bulegon).

Resumo O presente trabalho apresenta uma análise do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em aulas de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com o intuito de verificar quais motivos levam os professores a optar pela inclusão desses recursos em seus planejamentos. Participaram de nossa pesquisa, acadêmicas do sétimo semestre do curso de Pedagogia, de uma Universidade no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A realização da pesquisa envolveu o resgate teórico de conceitos relacionados aos recursos das TIC e ao Ensino de Ciências. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no componente curricular de Ciências, é dada enfâse aos conceitos relacionados à Biologia, e pouco ou nenhum tratamento aos assuntos relacionados à Física e a Química. Nesse sentido, buscou-se oferecer uma contribuição ao trabalho docente, dos profissionais desse nível de ensino, com uma proposta que aborda o Ensino de Física e alguns conceitos fundamentais de Astronomia. A proposta foi constituída de atividades de aprendizagem sobre conceitos iniciais de Astronomia com o uso de TIC e estruturadas com a metodologia dos três momentos pedagógicos (TMP), apresentada por Delizoicov e Angotti (1991). Fez-se uso desta metodologia, por acreditar-se em sua potencialidade e por possuir caráter dialógico e problematizador. Sua aplicação se deu por meio de oficinas pedagógicas, disponibilizadas através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com a ferramenta Google Sites e de Objetos de Aprendizagem (OA) do tipo vídeo, simulação, texto e exercícios. O material de análise, além de três questionários aplicados no decorrer das oficinas, foram as observações realizadas no desenvolvimento das mesmas. Verificou-se que apesar das tecnologias estarem presentes no contexto das participantes, houve grande dificuldade na execução das atividades propostas nas oficinas, pela falta de domínio de conhecimentos básicos em informática. Pode- se concluir que o trabalho desenvolvido nesta pesquisa contribuiu para a construção do conhecimento científico das participantes sobre Astronomia e sobre o uso de TIC na educação. A participação das alunas refletiu o atual interesse dos professores em incluir recursos das TIC em seus planejamentos ao mesmo tempo em que evidenciou a pouca exploração das potencialidades desses recursos nos cursos de licenciatura.
Palavras-chave Tecnologias de Informação e Comunicação, Formação inicial, Ensino de Ciências, Astronomia.
Abstract This paper presents an analysis of the use of information and communication technologies (ICT) in science classes of the early years of elementary school, in order to verify what reasons lead teachers to choose by including these features in their planning. Participated in our survey, seventh semester of academic education course, a University in the State of Rio Grande do Sul, Brazil. The realization of the research involved the rescue of theoretical concepts related to ICT resources and teaching science. In the early years of elementary school, in the curricular component of science, emphasis is given to concepts related to biology, and little or no treatment to matters related to physics and chemistry. In that sense, he has been trying to offer a contribution to the teaching work of professionals of this level of education, with a proposal that addresses the Teaching of physics and some fundamental concepts of Astronomy. The proposal was made up of learning activities on initial concepts of Astronomy with the use of ICT and structured with the methodology of three teaching moments (TMP), presented by Delizoicov and Angotti (1991). Was using this methodology, because we believe in their potential and for possessing character Dialogic and fundamental. Its implementation was through educational workshops, available via a Virtual learning environment (vle), Google Sites and tool of learning objects (EO) simulation, video type, text and exercises. The analytical material, as well as three questionnaires during the workshops were the observations on the development of the same. It was found that despite the present technologies in the context of the participants, there was great difficulty in carrying out the proposed activities in workshops, for his lack of mastery of basic knowledge in data processing. It can be concluded that the work developed in this research contributed to the construction of scientific knowledge of participants about Astronomy and the use of ICT in education. The participation of the students reflected the current interest of teachers in ICT resources include in their planning while highlighted the potential exploitation of such resources limited in degree courses.
Keywords Information and Communication Technologies, Initial training, Teaching science. Astronomy.