COELHO, Franciele Braz de Oliveira
A Inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação na Prática Docente dos Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: análise de seu uso na abordagem dos conceitos de Física
Santa Maria/RS, Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, 2012. 99p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ana Marli Bulegon).
|
Resumo |
O presente trabalho apresenta uma análise do uso das Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC) em aulas de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com o
intuito de verificar quais motivos levam os professores a optar pela inclusão desses recursos
em seus planejamentos. Participaram de nossa pesquisa, acadêmicas do sétimo semestre do
curso de Pedagogia, de uma Universidade no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A
realização da pesquisa envolveu o resgate teórico de conceitos relacionados aos recursos das
TIC e ao Ensino de Ciências. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no componente
curricular de Ciências, é dada enfâse aos conceitos relacionados à Biologia, e pouco ou
nenhum tratamento aos assuntos relacionados à Física e a Química. Nesse sentido, buscou-se
oferecer uma contribuição ao trabalho docente, dos profissionais desse nível de ensino, com
uma proposta que aborda o Ensino de Física e alguns conceitos fundamentais de Astronomia.
A proposta foi constituída de atividades de aprendizagem sobre conceitos iniciais de
Astronomia com o uso de TIC e estruturadas com a metodologia dos três momentos
pedagógicos (TMP), apresentada por Delizoicov e Angotti (1991). Fez-se uso desta
metodologia, por acreditar-se em sua potencialidade e por possuir caráter dialógico e
problematizador. Sua aplicação se deu por meio de oficinas pedagógicas, disponibilizadas
através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com a ferramenta Google Sites e
de Objetos de Aprendizagem (OA) do tipo vídeo, simulação, texto e exercícios. O material de
análise, além de três questionários aplicados no decorrer das oficinas, foram as observações
realizadas no desenvolvimento das mesmas. Verificou-se que apesar das tecnologias estarem
presentes no contexto das participantes, houve grande dificuldade na execução das atividades
propostas nas oficinas, pela falta de domínio de conhecimentos básicos em informática. Pode-
se concluir que o trabalho desenvolvido nesta pesquisa contribuiu para a construção do
conhecimento científico das participantes sobre Astronomia e sobre o uso de TIC na
educação. A participação das alunas refletiu o atual interesse dos professores em incluir
recursos das TIC em seus planejamentos ao mesmo tempo em que evidenciou a pouca
exploração das potencialidades desses recursos nos cursos de licenciatura.
|
Palavras-chave |
Tecnologias de Informação e Comunicação, Formação inicial, Ensino de Ciências, Astronomia.
|
Abstract |
This paper presents an analysis of the use of information and communication technologies
(ICT) in science classes of the early years of elementary school, in order to verify what
reasons lead teachers to choose by including these features in their planning. Participated in
our survey, seventh semester of academic education course, a University in the State of Rio
Grande do Sul, Brazil. The realization of the research involved the rescue of theoretical
concepts related to ICT resources and teaching science. In the early years of elementary
school, in the curricular component of science, emphasis is given to concepts related to
biology, and little or no treatment to matters related to physics and chemistry. In that sense, he
has been trying to offer a contribution to the teaching work of professionals of this level of
education, with a proposal that addresses the Teaching of physics and some fundamental
concepts of Astronomy. The proposal was made up of learning activities on initial concepts of
Astronomy with the use of ICT and structured with the methodology of three teaching
moments (TMP), presented by Delizoicov and Angotti (1991). Was using this methodology,
because we believe in their potential and for possessing character Dialogic and fundamental.
Its implementation was through educational workshops, available via a Virtual learning
environment (vle), Google Sites and tool of learning objects (EO) simulation, video type, text
and exercises. The analytical material, as well as three questionnaires during the workshops
were the observations on the development of the same. It was found that despite the present
technologies in the context of the participants, there was great difficulty in carrying out the
proposed activities in workshops, for his lack of mastery of basic knowledge in data
processing. It can be concluded that the work developed in this research contributed to the
construction of scientific knowledge of participants about Astronomy and the use of ICT in
education. The participation of the students reflected the current interest of teachers in ICT
resources include in their planning while highlighted the potential exploitation of such
resources limited in degree courses.
|
Keywords |
Information and Communication Technologies, Initial training, Teaching science. Astronomy.
|
Nível |
Mestrado
|