A Inserção de Tópicos de Astronomia como motivação para o estudo da mecânica em uma abordagem epistemológica para o ensino médio

KEMPER, Érico
Porto Alegre/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Ensino de Física (Profissionalizante), 2007. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Fernanda Ostermann, Maria de Fátima Oliveira Saraiva).

Resumo Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento, a implementação e os resultados de uma proposta motivadora aplicada no ensino de Física em nível médio. Defendemos que questões epistemológicas e elementos da história da ciência possibilitam ricas discussões em grupo, contribuindo para mostrar o verdadeiro processo da construção da Física. Nossa proposta de trabalho consistiu em apresentar uma abordagem epistemológica, embasada nas filosofias de Popper, Lakatos e Kuhn, no estudo da mecânica, partindo de tópicos de astronomia ou inserindo-os no estudo da área para os estudantes, para facilitar uma aprendizagem significativa. Essa abordagem nos orientou na produção do material instrucional, que disponibilizamos na forma de texto, e na metodologia utilizada na sua implementação. Paralelamente, incluímos vídeos que abordam alguns temas em questão por utilizarem a poderosa ferramenta audiovisual da comunicação da atualidade. Na seção dos procedimentos apresentamos a listagem de vídeos utilizados que é uma sugestão de excelente material de apoio no ensino da mecânica, astronomia e cosmologia no ensino da física.