A inserção de tópicos de Astronomia no Ensino Médio politécnico, o seminário integrado e a articulação do conhecimento

VASCONCELOS, Francelina Elena Oliveira
Bagé/RS, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, 2014. 150p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Guilherme Frederico Marranghello).

Resumo Este trabalho apresenta a proposta desenvolvida em sala de aula, com uma turma da segunda série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Assunção, localizada na zona urbana, em Caçapava do Sul, RS. Através deste trabalho foram desenvolvidas, sob a articulação da disciplina de Seminário Integrado, atividades referentes ao estudo da Astronomia para, desta forma, realizar um estudo sobre o potencial de articulação que este tema exerce, bem como sua capacidade de promover um trabalho interdisciplinar e integrado das diferentes áreas do conhecimento. Em sua execução, foram empregadas estratégias diversas no sentido de fomentar o trabalho em grupos, o diálogo, a interatividade e a construção coletiva, contemplando assim, algumas recomendações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, assim como o Regimento que norteia o Ensino Médio Politécnico. Durante o desenvolvimento da sequência didática, foram privilegiadas situações de aprendizagem que evidenciaram a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora, apresentadas por Ausubel, e a interação social proposta por Vygotsky, numa busca de aproximação com as teorias da aprendizagem significativa e da mediação. A sequência didática foi desenvolvida através de oito tópicos apresentados, buscando aprofundamento e complexidade dos conteúdos relacionados, sobre os quais foram propostos instrumentos e formas diversas de abordagem, como leitura e discussão de textos, visitas orientadas e atividades experimentais, dentre outros, finalizando com a apresentação dos trabalhos elaborados no Seminário Interdisciplinar. A análise dos dados obtidos, a partir da implementação desta proposta, ocorreu de forma qualitativa por meio da aplicação de questionários, realização de entrevistas, confecção de mapas conceituais e de outras produções elaboradas ao longo do processo; e quantitativa, por meio dos testes aplicados.
Palavras-chave Estudo da Astronomia, Articulação do conhecimento, Interdisciplinaridade.