A interdisciplinaridade no ensino da Matemática: problemas matemáticos oriundos do estudo do Sistema Solar

GODOI, Maycon Cristian
A interdisciplinaridade no ensino da Matemática: problemas matemáticos oriundos do estudo do Sistema Solar
São José dos Campos/SP, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, 2018. 68p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Angelo Calil Bianchi, Rodolpho Vilhena de Moraes).

Resumo Neste trabalho trazemos como tema “A interdisciplinaridade no ensino da Matemática: problemas matemáticos oriundos do estudo do Sistema Solar”, onde propomos o estudo de como temas interdisciplinares podem enriquecer uma aula de matemática, levantando questões como “contextualização do ensino” e “desenvolvimento histórico”, fazendo uso de tecnologias atuais e criando modelos dinâmicos para aulas dentro da perspectiva de Seymour Papert. Será feito um estudo de caso de como é possível desenvolver a Mate- mática através da Astronomia, recriando problemas históricos que alavancaram ambas as ciências.
Palavras-chave Interdisciplinaridade, Contextualização, Astronomia, Matemática, Ensino.
Abstract In this work we bring as a theme “The interdisciplinarity in mathematics teaching: mathematical problems arising from the study of the Solar system”, where we propose the study of how interdisciplinary themes can enrich a class of Mathematics, raising issues such as “contextualization of teaching” and “historical development ”, making use of current technologies and creating dynamic models for lessons from the perspective of Seymour Papert. It will be done a case study of how it is possible to develop mathematics through astronomy, recreating historical problems that have leveraged both sciences.
Keywords Interdisciplinarity, Contextualization, Astronomy, Math, Teaching.
Nível Mestrado