GODOI, Maycon Cristian
A interdisciplinaridade no ensino da Matemática: problemas matemáticos oriundos do estudo do Sistema Solar
São José dos Campos/SP, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, 2018. 68p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Angelo Calil Bianchi, Rodolpho Vilhena de Moraes).
|
Resumo |
Neste trabalho trazemos como tema “A interdisciplinaridade no ensino da Matemática:
problemas matemáticos oriundos do estudo do Sistema Solar”, onde propomos o estudo
de como temas interdisciplinares podem enriquecer uma aula de matemática, levantando
questões como “contextualização do ensino” e “desenvolvimento histórico”, fazendo uso
de tecnologias atuais e criando modelos dinâmicos para aulas dentro da perspectiva de
Seymour Papert. Será feito um estudo de caso de como é possível desenvolver a Mate-
mática através da Astronomia, recriando problemas históricos que alavancaram ambas as
ciências.
|
Palavras-chave |
Interdisciplinaridade, Contextualização, Astronomia, Matemática, Ensino.
|
Abstract |
In this work we bring as a theme “The interdisciplinarity in mathematics teaching:
mathematical problems arising from the study of the Solar system”, where we propose
the study of how interdisciplinary themes can enrich a class of Mathematics, raising
issues such as “contextualization of teaching” and “historical development ”, making use
of current technologies and creating dynamic models for lessons from the perspective of
Seymour Papert. It will be done a case study of how it is possible to develop mathematics
through astronomy, recreating historical problems that have leveraged both sciences.
|
Keywords |
Interdisciplinarity, Contextualization, Astronomy, Math, Teaching.
|
Nível |
Mestrado
|