A leitura de fontes antigas e a formação de um corpo interdisciplinar de conhecimentos: um exemplo a partir do almagesto de Ptolomeu

SILVA, Ana Paula Pereira do Nascimento da
A leitura de fontes antigas e a formação de um corpo interdisciplinar de conhecimentos: um exemplo a partir do almagesto de Ptolomeu
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2013. 100p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Bernadete Barbosa Morey).

Resumo Esta dissertação teve como objetivo discutir a importância do uso de fontes históricas em uma abordagem interdisciplinar para uso em sala de aula. Essa abordagem interdisciplinar de conhecimento que nos propomos fazer envolveu noções de trigonometria, astronomia básica e as histórias desses campos, a filosofia natural, a Educação Matemática e a leitura e análise de textos antigos. A fonte histórica trabalhada aqui foi o Almagesto, de Ptolomeu, especificamente os capítulos 10 e 11 do Livro I. Os capítulos referidos tratam da construção da tabela de cordas que será a base para o mapeamento dos céus feito por Ptolomeu nos 12 livros seguintes que compõem o Almagesto. Procurou-se compreender a construção da tabela de cordas, de Ptolomeu analisando não só a produção matemática em si, mas também o contexto histórico, filosófico e as principais características astronômicas presentes na obra. Ao final foi elaborado um caderno de atividades voltado para professores formados e/ou em formação, para que esses profissionais possam se sentir motivados a utilizar a História da Matemática como ferramenta pedagógica de ensino e aprendizagem matemática.
Palavras-chave Trigonometria, Astronomia, Fontes históricas, Abordagem histórica.