BORGES, Elizandra Freitas Moraes
A Literatura Infantil no ensino da Astronomia: Modelos Mentais sobre Sistema Solar e Estrelas de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental
Goiânia/GO, Universidade Federal de Goiás, UFG, 2018. 216p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Pedro Machado Ribeiro; Juan Bernardino Marques Barrio; Paulo Henrique Azevedo Sobreira).
|
Resumo |
A presente pesquisa em Educação em Astronomia pretendeu entender como os
modelos mentais dos estudantes sobre o Sistema Solar e Estrela s podem ser
modificados a partir da leitura de dois livros infantis escritos por autores com
formação na área de Astronomia, a fim de se minimizarem os erros
conceituais e as concepções alternativas. Participaram da pesquisa 26
estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola conveniada com
a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. O estudo apoiou -se numa
abordagem qualitativa, tendo como base teórica os Modelos Mentais, de
Johnson-Laird (1983), e a Epistemologia Genética, de Piaget (2012). Para
tanto, foram tomadas as seguintes fontes de dados: pictórica, por meio de
desenhos realizados pelos estudantes antes e após a leitura dos livros
literários; expressões orais, em rodas de conversa; e escrita, com descrições
dos desenhos após a leitura. Para analisar os dados, criou-se, para cada tema,
um quadro explicitando o Modelo Conceitual apresentado pelos autores.
Partindo-se do referencial desse modelo, realizou-se a análise dos modelos
trazidos pelos estudantes antes da leitura, e se verificou s e houve uma
mudança desses modelos mentais num momento pós-leitura. Foi constatado
que os modelos mentais após a leitura dos livros literários infantis foram
modificados, no entanto essas mudanças não foram significativas para
eliminar as concepções prévias existentes nas mentes dos estudantes.
|