REZENDE, Priscilla Lima
A Lua e o comportamento das marés
Ilhéus/BA, Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, 2017. 75p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Jules Soares).
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Resumo |
Balizado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, este trabalho propõe
o incentivo ao ensino ancorado na prática de observação da natureza. O tema
gerador da investigação a ser desenvolvida é a relação da maré oceânica e a lua.
O projeto tem como objetivo despertar o interesse do aluno pela investigação
científica, através do ensino da física das marés por meio de uma sequência
didática produzida durante o processo, com uma abordagem prática e vivencial. A
aplicação desse projeto foi no colégio Estadual Dr. Antônio Ricaldi de Porto
Seguro– BA, localizado a poucos metros do mar. Na fase inicial do trabalho,
formou-se um grupo de cerca de 20 alunos (clube de Astronomia) do Ensino
Médio, com a tarefa de acompanhar e registrar o comportamento da maré
relacionado com a posição e a fase da lua em diversos horários do dia. Todas as
medidas foram tomadas em um mesmo local próximo à escola. Esse grupo de
aluno teve a tarefa complementar de realizar observações sistemáticas da Lua e
do céu a olho nu, a fim de conhecer as diferentes formas que o astro apareceu
para mais tarde relacionar com as fases, além de construir um experimento de
baixo custo para medir a altura do mar. A primeira fase do trabalho investigativo
com esses alunos terminou no final do ano de 2015. A partir desses dados foi
iniciada a segunda fase do projeto com a construção de uma sequência didática
envolvendo os seguintes temas: gravitação universal, física das marés,
modelagem matemática e análise de gráfico. Esse material foi voltado às turmas
do primeiro ano do Ensino Médio desta mesma escola em meados do ano letivo
de 2016. Ao final do trabalho pode-se identificar com a participação dos alunos,
tanto no clube de Astronomia quanto nas aulas da sequência didática, a
ancoragem de novos conceitos como proposto por David Ausubel, o interesse em
fazer pesquisa e uma nova interpretação do fenômeno da maré tão presente no
cotidiano da escola que fica geograficamente localizada a favor das investigações.
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Palavras-chave |
aprendizagem significativa, marés, fases da lua, sequência didática.
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Abstract |
Based on Ausubel ́s theory of meaningful learning, this paper proposes is to
encourage teaching anchored in the practice of observing nature. The subject of
study to be developed is the relation between the oceanic tide and the moon. This
project aims to stimulate students' interest in scientific research by the teaching of
tidal physics through a didactic sequence created along the process with a practical
and experiential approach. The project took place at Dr. Antonio Ricaldi Public High
School in the city of Porto Seguro - BA, located a few meters from the sea. In the
initial phase of the work, a group of about 20 high school students was created
(Astronomy Club), with the task of monitoring and recording the behavior of the tide
related to the position and phase of the moon at different times of the day.. All
measures were taken in the same place near the school. This group of students has
the complementary task of making systematic observations of the Moon and the sky
with the naked eye, to knowledgethe different forms that it appears to later relate to
its phases, and also constructing a low cost experiment to measure the height of the
sea level. The first phase of the research work with these students was over at the
end of 2015. From these data the second phase of the project was started with the
construction of a didactic sequence involving the following subjects: universal
gravitation, tidal physics, mathematical modeling and Graph analysis. This material
will be directed to the freshman high school classes of this same school in the middle
of 2016 school year. At the end of the work, one can identify, with the participation of
the students both in the Astronomy club and in the lessons of the didactic sequence
the anchorage of new concepts as proposed by David Ausubel, the interest in doing
research and a new interpretation of the phenomenon of the tide so present in the
daily life of the school that is located geographically in favor of the investigations.
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Keywords |
significant learning, tides, phases of the moon, didactic sequence.
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Nível |
Mestrado
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