A Lua e o comportamento das marés

REZENDE, Priscilla Lima
A Lua e o comportamento das marés
Ilhéus/BA, Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, 2017. 75p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Jules Soares).

Resumo Balizado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, este trabalho propõe o incentivo ao ensino ancorado na prática de observação da natureza. O tema gerador da investigação a ser desenvolvida é a relação da maré oceânica e a lua. O projeto tem como objetivo despertar o interesse do aluno pela investigação científica, através do ensino da física das marés por meio de uma sequência didática produzida durante o processo, com uma abordagem prática e vivencial. A aplicação desse projeto foi no colégio Estadual Dr. Antônio Ricaldi de Porto Seguro– BA, localizado a poucos metros do mar. Na fase inicial do trabalho, formou-se um grupo de cerca de 20 alunos (clube de Astronomia) do Ensino Médio, com a tarefa de acompanhar e registrar o comportamento da maré relacionado com a posição e a fase da lua em diversos horários do dia. Todas as medidas foram tomadas em um mesmo local próximo à escola. Esse grupo de aluno teve a tarefa complementar de realizar observações sistemáticas da Lua e do céu a olho nu, a fim de conhecer as diferentes formas que o astro apareceu para mais tarde relacionar com as fases, além de construir um experimento de baixo custo para medir a altura do mar. A primeira fase do trabalho investigativo com esses alunos terminou no final do ano de 2015. A partir desses dados foi iniciada a segunda fase do projeto com a construção de uma sequência didática envolvendo os seguintes temas: gravitação universal, física das marés, modelagem matemática e análise de gráfico. Esse material foi voltado às turmas do primeiro ano do Ensino Médio desta mesma escola em meados do ano letivo de 2016. Ao final do trabalho pode-se identificar com a participação dos alunos, tanto no clube de Astronomia quanto nas aulas da sequência didática, a ancoragem de novos conceitos como proposto por David Ausubel, o interesse em fazer pesquisa e uma nova interpretação do fenômeno da maré tão presente no cotidiano da escola que fica geograficamente localizada a favor das investigações.
Palavras-chave aprendizagem significativa, marés, fases da lua, sequência didática.
Abstract Based on Ausubel ́s theory of meaningful learning, this paper proposes is to encourage teaching anchored in the practice of observing nature. The subject of study to be developed is the relation between the oceanic tide and the moon. This project aims to stimulate students' interest in scientific research by the teaching of tidal physics through a didactic sequence created along the process with a practical and experiential approach. The project took place at Dr. Antonio Ricaldi Public High School in the city of Porto Seguro - BA, located a few meters from the sea. In the initial phase of the work, a group of about 20 high school students was created (Astronomy Club), with the task of monitoring and recording the behavior of the tide related to the position and phase of the moon at different times of the day.. All measures were taken in the same place near the school. This group of students has the complementary task of making systematic observations of the Moon and the sky with the naked eye, to knowledgethe different forms that it appears to later relate to its phases, and also constructing a low cost experiment to measure the height of the sea level. The first phase of the research work with these students was over at the end of 2015. From these data the second phase of the project was started with the construction of a didactic sequence involving the following subjects: universal gravitation, tidal physics, mathematical modeling and Graph analysis. This material will be directed to the freshman high school classes of this same school in the middle of 2016 school year. At the end of the work, one can identify, with the participation of the students both in the Astronomy club and in the lessons of the didactic sequence the anchorage of new concepts as proposed by David Ausubel, the interest in doing research and a new interpretation of the phenomenon of the tide so present in the daily life of the school that is located geographically in favor of the investigations.
Keywords significant learning, tides, phases of the moon, didactic sequence.
Nível Mestrado