A matemática no Ensino Fundamental II: utilizando conceitos da Astronomia como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem

PAIVA, Marcelo Ferreira
São Paulo/SP, Universidade Bandeirante Anhanguera, UNIBAN, 2013. 135p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Aparecida Rodrigues Silva Duarte).

Resumo Esta investigação teve como principal objetivo contribuir com subsídios para o estudo integrado de Matemática e Astronomia com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, avaliando de que modo a utilização de conhecimentos astronômicos em situações-problema de conteúdos matemáticos pode proporcionar aos alunos participantes da pesquisa a aquisição e produção de conhecimento, a partir da compreensão do mundo em que eles estão inseridos. Para atingir o objetivo proposto, foram desenvolvidas atividades de ensino utilizando o software Stellarium, um gnômon e o Globo Local Paralelo - GLP, dentre outros. Um dos princípios teóricos utilizados foi a transdisciplinaridade e interdisciplinaridade, em conformidade com D’Ambrosio (2009). As tarefas realizadas evidenciam que a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade possibilitam encontrar respostas para a compreensão de fenômenos naturais e a tomada de atitudes mais responsáveis e democráticas no mundo em que vivemos. Espera-se que os alunos participantes ampliem seus conhecimentos, tornando-se cidadãos críticos e reflexivos, conscientes da necessidade de cuidar do planeta Terra.
Palavras-chave Matemática, Astronomia, Transdisciplinaridade.