COSTA, Gleice Kelen Dornelles
A observação do céu nos livros didáticos de ciências aprovados no PNLD/2017
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2018. 128p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Cristina Leite).
|
Resumo |
A atividade de observação do céu remonta à antiguidade e sua presença na
educação básica é defendida por distintos pesquisadores. O caráter observacional
pode ser uma estratégia didática para que o aluno amplie a percepção do seu
entorno astronômico, sendo capaz de reconhecer fenômenos que fazem parte de
seu cotidiano, com ou sem o uso de instrumentos. No entanto, as atividades de
observação direta do céu requerem tempos (duração e horários das atividades) e
espaços (a céu aberto, fora da sala de aula) que fogem do sistema tradicional
escolar, além da necessidade de condições atmosféricas para tal. Esta pesquisa
visa compreender a natureza das atividades de observação do céu no Ensino
Fundamental II, na disciplina de Ciências, por meio da análise de livros didáticos.
Este material didático constituiu-se como um elemento de grande importância dentro
do contexto escolar, influenciando o trabalho do professor e acompanhando os
alunos em suas atividades, tanto na escola como em casa. Foram analisadas nove
coleções de livros didáticos de ciências distribuídos nacionalmente através do
Programa Nacional do Livro Didático/2017. A análise foi subsidiada pela elaboração
de um conjunto de elementos considerados fundamentais para a construção de uma
atividade de observação do céu na escola, presentes nos trabalhos de
pesquisadores da área de educação em Astronomia. Esses elementos estruturam o
conjunto de atividades que envolvem a observação em seus distintos momentos:
antes, durante e após a atividade de observação do céu. Desta forma, foram
construídas oito categorias que subsidiaram a análise: Material, Pré-observação,
Estratégias para observar e acompanhar astros ou fenômenos, Natureza da
observação, Pós-observação, Espaço, Subsídios e Complementos. Na análise,
percebeu-se que tópicos de Astronomia estão concentrados nos livros de sexto ano,
e que ocupam uma parte considerável do material didático desta série, considerando
que estão incluídos conteúdos de outras áreas do conhecimento como Biologia,
Física, Geociências, Química. Tópicos de Astronomia desaparecem no sétimo e
oitavo anos, retornando no nono ano, em geral, com outras características dentro de
Gravitação. As propostas didáticas de observação aparecem quase que
exclusivamente no sexto ano e são centradas em curtos períodos de tempo,
dificultando a percepção de fenômenos cíclicos promovendo observações
contemplativas. Além disso, as atividades geralmente são propostas para serem
realizadas fora do espaço escolar, dificultando a participação in loco do professor,
necessitando para tal um maior detalhamento da proposta e uma grande autonomia
discente. Ainda que as atividades de observação estejam presentes nos LD elas
ainda estão distantes das propostas feitas pelos pesquisadores da área que
sugerem observações sistemáticas para melhor compreensão, tornando-as
experiências próprias, em que a aprendizagem ocorre no tempo do fenômeno e
também próprio de cada aluno.
|
Palavras-chave |
Astronomia, Livro Didático, Observação do Céu, PNLD, Ciências, Ensino Fundamental II.
|
Abstract |
Observation of the cosmos dates back to antiquity, and its perpetual presence in
basic education is defended by researchers. The observational character can be
used as a didactic strategy for the student to enhance the perception of their
astronomical environment, being able to recognize phenomena that are part of their
daily life, either with or without the use of instruments. However, direct sky
observation activities require time (times and schedules of events) and locations
(outdoors, outside the classroom) that contrast from the traditional school system, in
addition to required atmosphere conditions. This research intends to analyze and
understand the nature of the activities when observing the sky while in Elementary
School, in the discipline of Sciences for the final years, through textbook study. This
material constitutes an element of significant importance within the school context,
influencing the work of the teacher and student activity, both at school and at home.
Nine collections of science textbooks, distributed nationally through the National
Textbook Program / 2017, were analyzed. The analysis was subsidized by the
construction of a set of elements considered fundamental for the implementation of
an activity of observation of the sky in the school, present in the works of researchers
in the area of education in Astronomy. These elements make up the structure of the
set of observational activities that range in time from moments before, during and
after the sky observation activity. In this way, eight categories were constructed and
subsidized the analysis: Material, Pre-observation, Strategies to observe and follow
stars or phenomena, Nature of observation, Post-observation, Space, Subsidies and
Complements. In the analysis, it was noticed that topics of Astronomy are
concentrated in the books of sixth year, and that they occupy a considerable bulk of
it, while noting that contents of other areas of education include Biology, Physics,
Geosciences, Chemistry. Astronomy topics disappear in the seventh and eighth
years and return in the ninth year, usually within Gravitation. The presence of
observation are also implemented almost exclusively in the sixth year, which are
focused on short periods of time, thereby making it difficult to perceive cyclical
phenomena promoting contemplative observations. In addition, these exercises are
usually intended to be carried out outside of the school grounds, making it difficult for
the teacher to participate, and requiring greater student autonomy. Although the
activities of observation are present in the LD, they are still far from the proposals
made by the researchers of the area that suggest systematic observations for a
better understanding, becoming the own experiences, in which the learning occurs in
the time of the phenomenon and also own of each student
|
Keywords |
Astronomy, Textbooks, Sky Observation, PNLD, Science, Elementary School.
|
Nível |
Mestrado
|