A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e sua contribuição para o ensino de Astronomia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas escolas da rede pública de São Bernardo do Campo

MENEZES, Lilian Santos Leite
Santo André/SP, Universidade Federal do ABC, UFABC, 2018. 99p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Evonir Albrecht).

Resumo O ensino de Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental é um grande desafio para os professores, uma vez que tal conteúdo é em geral pouco trabalhado ou inexistente em sua formação inicial. Pesquisadores e instituições ligados à área têm realizado ações diversas com vistas a inseri-lo e aprimorá-lo na educação básica. Uma delas é a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a OBA, cujos objetivos básicos são difundir o ensino de Astronomia no Brasil e promover a participação de estudantes brasileiros na Olimpíada Internacional de Astronomia. Os relatórios anuais da OBA indicam que seus objetivos estão sendo alcançados, mas não apresentam evidências de sua contribuição para a inserção e o aprimoramento do ensino de Astronomia nas escolas que dela participam e, em especial, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Seria, então, a OBA, capaz de contribuir com o ensino de Astronomia nesta etapa do ensino? Esta pesquisa, de natureza qualitativa, buscou compreender como se dá o trabalho com conteúdos de Astronomia em escolas da rede pública do município de São Bernardo do Campo que participam da OBA há alguns anos, com o objetivo de identificar sua contribuição ao ensino e aprendizagem de conceitos de Astronomia nestas escolas. A coleta de dados foi feita em duas etapas: na primeira, foi enviado um questionário semiestruturado às escolas que participaram da OBA. Na segunda etapa, houve uma análise mais apurada do trabalho com Astronomia em três das escolas que responderam ao primeiro questionário, por meio da interlocução com as equipes, análise de atividades e projetos político-pedagógicos e aplicação de um segundo questionário. Utilizando técnicas da metodologia da Análise de Conteúdo, a interpretação dos dados obtidos nas duas etapas da pesquisa evidenciou que a OBA tem potencial para contribuir com o ensino de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente nas escolas que apresentam como características a existência de professores com perfil pesquisador, trabalho coletivo e apoio da equipe gestora. Nestas escolas, a participação na OBA foi disparadora de projetos didáticos interdisciplinares que abordaram conteúdos de Astronomia, despertando grande interesse dos alunos e envolvendo a equipe escolar.
Palavras-chave Ensino de Astronomia, OlimpÌada Brasileira de Astronomia e Astron·utica, anos Iniciais do Ensino Fundamental
Abstract The teaching of Astronomy in the first years of Elementary School is a great challenge for teachers, since such content is usually poorly worked or nonexistent in theirs initial formation. Researchers and institutions related to the area have engaged various actions aimed at introducing and improving it in basic education. One of them is the Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, OBA, whose basic objectives is to spread the teaching of Astronomy in Brazil and promote brazilian students. participation in the International Astronomy Olympiad. The annual OBA.s reports indicate that their objectives are being accomplished, but do not present evidence of its contributions to insert and improve Astronomy teaching in schools participating in it, especially in the early years of Elementary School. Would OBA be capable of contributing to Astronomy teaching in this level of education? This paper, of qualitative nature, reaches to comprehend how Astronomy contents are being elaborated in São Bernardo do Campo.s public schools that participate in OBA for a few years, with the objective to identify its contribution to teaching and learning of Astronomy concepts in these schools. The data collect was performed in two stages: in the first one, a semistructured questionnaire was sent to the schools that participate in OBA. In the second one, there was an accurate analysis of the work with Astronomy in three schools that answered the first questionnaire, by means of teams interlocution, activities and politicalpedagogical projects analysis, and application of a second questionnaire. Using techniques of Content Analysis, the interpretation of the data collected in both research stages pointed that OBA has the potential to contribute to Astronomy teaching in the first years of Elementary School, especially in schools that have as characteristics the existence of teachers with researcher profile, collective work and management team support. In these schools, the participation in the OBA was a trigger for interdisciplinary didactic projects that addressed Astronomy contents, arousing great interest of the students and involving the school team.
Keywords Astronomy Teaching, Brazilian Astronomy and Astronautics Olympiad, Early Years of Elementary School