SILVA, Denilton Machado da
A prática da Astronomia em aulas no formato de oficinas e suas aplicações na modalidade de ensino EAD
Presidente Prudente/SP, Universidade Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2016. 160p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Cláudio Luiz Carvalho).
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Resumo |
De acordo com pesquisas em ensino de ciências, nos últimos tempos, os alunos de
forma geral, não compreendem e não desenvolvem as tarefas sobre os conceitos
básicos de ciências, como por exemplo, relacionar um tema de Física com os
acontecimentos rotineiros do dia a dia, assim como relacioná-lo com a Química ou
Geografia. Uma possível hipótese está no fato de que o ambiente escolar
frequentado pelos alunos, atualmente, está desconexo com os interesses e
curiosidades que eles possuem em aprender. Estes interesses estão ligados apenas
a conceitos imediatistas. Esta geração de alunos que está se moldando é conhecida
como “geração tecnológica”. As simples experimentações em si realizadas em salas
de aulas não refletem no real aprendizado para que os alunos desenvolvam
competências e habilidades na elaboração de saberes científico. Os conteúdos são
apenas direcionados para cumprir currículos em espaços de tempo cada vez mais
reduzidos. Pela fundamentação teórica de David Ausubel, que relaciona a questão
de materiais representativos e significativos no processo de ensino aprendizagem,
foi proposta, nesta pesquisa, a discussão dos conceitos de Astronomia, em formatos
de oficinas, na qual os alunos foram incentivados a criar o próprio conhecimento de
forma construtivista por meio da metodologia mediadora na relação com os outros
saberes como a Matemática, Geografia, História, Física incentivando a
interdisciplinaridade. Os resultados obtidos nas oficinas foram gravados e
transformados em material de mídia que foram hospedados em um canal para
serem compartilhados via web. Este material está sendo utilizado para consulta e
estudos atendendo o livre acesso de conteúdo agregando conhecimento na tentativa
de atender a “sociedade do conhecimento” que está se moldando via Ead.
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Palavras-chave |
Ensino de Física, instrumentação astronômica, instrumentação geral no uso da física.
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Abstract |
In agreement of recent science education research, recently, in general, students
cannot understand and also can not develop their stuff about basic science concepts,
such as make the relationship between Physics and something that happen day-by-
day either relation with chemistry or geography. A possible hypothesis can be the
fact of the scholar ambient could be disconnected from the interest and curiosities
that they should be to learn. These interests are connected just only with immediatist
concepts. The students generation that is coming is called “Technological
generation”. The experiments did in classroom have not been enough to improve
their scientific skills. The subjects are just specifically used to fulfill curricula in a short
period of time (and this time have been reduced constantly or periodically or
frequently). By the theoretical basis of David Ausubel, that related representative
and significative materials in the teaching/ learnt process was proposed, in this
Project, the discussion of about Astronomy concepts using workshop format, In
which students were encouraged to create their own knowledge in a constructivist
way through the mediator methodology in relation to other knowledge such as
Mathematics, Geography, History, Physics encouraging interdisciplinarity. The results
obtained in the workshops were recorded and transformed in media material that it
can be shared in web. This material is being used for reference source and studies,
providing free access to content, aggregating knowledge in an attempt to meet the
"knowledge society" that is shaping through EAD.
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Keywords |
Physics Teaching, astronomical instrumentation, general instrumentation in the use of physics.
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Nível |
Mestrado
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