A "queda da maçã" e a Lei da Gravitação Universal: modelos mentais sobre movimento e gravidade

CONRRADO, Fábio Romero Barbosa
Campos dos Goytacazes/RJ, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IFF, 2018. 170p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Renata Lacerda Caldas, Marília Paixão Linhares).

Resumo O presente trabalho trata de uma investigação que focaliza a inserção de episódio histórico para o estudo da evolução das ideias sobre movimento e gravidade para a compreensão da Lei da Gravitação Universal. Acredita-se que tornando as aulas de Física mais dinâmicas e reflexivas por meio da articulação da História da Ciência, aliado a prática experimental e recursos de mídia, o aluno poderá elaborar modelos explicativos mais significativos sobre a Gravitação. Apoiado nos pressupostos teóricos sobre modelos mentais, aprendizagem significativa e história da ciência, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, cujo objetivo foi analisar a potencialidade de uma proposta didática baseada na História da Ciência para a explicitação de modelos mentais que apontem para a aprendizagem significativa de conceitos relacionados à Gravitação Universal. A proposta, constituída de uma sequência didática com sete momentos de aprendizagem e instrumentos diversificados para a coleta de dados forneceu subsídio para se conhecer e analisar os modelos mentais de trabalho elaborados pelos alunos na compreensão da Lei da Gravitação Universal. De forma geral pode-se verificar uma significativa evolução dos modelos mentais dos alunos durante a implementação da sequência, o que ratificou a relevância da proposta didática baseada na História da Ciência para fins de aprendizagem significativa da Lei da Gravitação Universal.
Palavras-chave Sequência didática, Gravitação Universal, Aprendizagem significativa, Modelos mentais, História da Ciência.
Abstract The present work deals with an investigation that focuses the insertion of historical episode for the study of the evolution of ideas about movement and gravity for the understanding of the Law of Universal Gravitation. It is believed that by making Physics classes more dynamic and reflexive through the articulation of the History of Science, combined with experimental practice and media resources, the student will be able to elaborate more meaningful explanatory models about Gravitation. Based on the theoretical assumptions about mental models, meaningful learning and history of science, made a qualitative research for analyze the potential of a didactic proposal based on the History of Science for the explication of mental models that point to meaningful learning concepts related to Universal Gravitation. The sequence, consisting of seven moments of learning and diverse instruments for the data collection, provided a subsidy to know and analyze the mental models of work elaborated by the students in understanding the Law of Universal Gravitation. In general, it is possible to verify a significant evolution of the mental models of the students during the implementation of the sequence, which shows the relevance of the didactic proposal based on the History of Science for purposes of meaningful learning of the Law of Universal Gravitation.
Keywords Didactic sequence, Universal Gravitation, Meaningful Learning, Mental Models, History of Science.