A realidade aumentada como recurso didático alternativo para o ensino de Astronomia: uma sequência didática para o estudo do Sistema Solar

ABREU, Renato Oliveira
Jataí/GO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, 2015. 111p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Paulo Henrique de Souza).

Resumo A cada ano o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação vem aumentando, observa-se uma procura por metodologias de ensino que envolvam os avanços tecnológicos empregados em várias áreas e em nosso cotidiano. Contudo, é necessário que a utilização das tecnologias na educação seja planejada podendo incorporar diferentes metodologias de ensino e que o computador não seja visto como a solução de todos os problemas educacionais e sim como uma ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, a realidade aumentada surge como uma proposta que vem aumentando sua aplicabilidade no meio educacional, uma vez que possibilita a aplicação de recursos computacionais ao ensino de conteúdos por meio de imagens, vídeos e objetos tridimensionais. Neste trabalho elaboramos uma sequência didática com a finalidade de avaliarmos a contribuição da realidade aumentada para o processo de aprendizagem. Esta sequência didática foi planejada para o ensino de conteúdos de astronomia, em uma turma de ensino médio de uma escola pública federal no município de Jataí. Um material didático com realidade aumentada foi elaborado associando vídeos e objetos em três dimensões para o estudo do Sistema Solar. Um software foi desenvolvido durante a pesquisa para trabalhar com a realidade aumentada. A sequência didática é proposta em etapas que preveem uma avaliação inicial, o uso do material didático com realidade aumentada e recursos digitais, atividades pedagógicas em grupo e avaliação final. Após a aplicação da proposta observamos um satisfatório envolvimento dos alunos nas atividades e uma maior motivação para o estudo do conteúdo. Avaliamos que o uso do software juntamente com vídeos e atividades em grupo nas aulas de Física teve uma boa aceitação por parte dos alunos e promoveu a interação dos mesmos entre si e com o professor.
Palavras-chave Ensino, Física, Realidade Aumentada.