BEZERRA, Jônatas Costa
A realidade virtual como ferramenta didática para o ensino de Astronomia e cosmologia na educação básica
Campina Grande/PB, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, 2018. 129p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Jamilton Rodrigues dos Santos).
|
Resumo |
A presente dissertação aborda uma sequência de procedimentos educacionais voltada à utilização de tecnologias de informação e comunicação (mais especialmente o uso de smartphones e o cardboard), na aplicação de metodologias ativas para o ensino de Física na educação básica. Fundamentada na teoria histórico-cultural de Vygotsky, a mesma visa discutir a utilização da realidade virtual imersiva, por meio do cardboard, para a inserção dos conteúdos de Astronomia e Cosmologia em intervenções realizadas durante a execução das atividades escolares regulares. Para tal, foi desenvolvido um produto educacional composto de uma sequência didática, que foi aplicada a uma turma do 2º ano do curso técnico de Manutenção e Suporte a Informática, integrado ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Foram planejadas e ministradas oito aulas, desenvolvendo ao longo desses momentos quatro temas: Óptica, Gravitação Newtoniana, Astronomia e Cosmologia. A partir do uso das tecnologias empregadas nesse trabalho, os alunos puderam se aproximar de temas abstratos e considerados distantes da sua realidade no quadro de discussões programáticas; ao mesmo tempo, a execução desta atividade buscou aprofundar a curiosidade, incentivando o interesse dos discentes envolvidos sob a perspectiva de um estudo da Física interligado a questões contemporâneas e desafiadoras para a Ciência.
|
Palavras-chave |
Cardboard, Metodologias ativas, Ensino de Física.
|
Abstract |
The present dissertation approaches a sequence of educational procedures aimed at the use of information and communication technologies (especially the use of smartphones and cardboard), in the application of active methodologies for the teaching of Physics in basic education. Based on Vygotsky's historical-cultural theory, it aims to discuss the use of immersive virtual reality, through the cardboard, to insert the contents of Astronomy and Cosmology into interventions performed during the regular school activities. To this end, an educational product composed of a didactic sequence was developed, which was applied to a class of the 2nd year of the technical course of Maintenance and Support to Informatics, integrated to the high school, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba ( IFPB). Eight classes were planned and taught, developing during these moments four themes: Optics, Newtonian Gravitation, Astronomy and Cosmology. From the use of the technologies employed in this work, the students were able to approach abstract themes and considered distant from their reality within the framework of programmatic discussions; at the same time, the execution of this activity sought to deepen the curiosity, encouraging the interest of the students involved from the perspective of a study of Physics interconnected to contemporary and challenging questions for Science.
|
Keywords |
Cardboard, Active methodologies, Physics Teaching.
|
Nível |
Mestrado
|