A rotação e a translação da Terra: um estudo sobre o que se ensina e o que se vê

NETO, Michel Paschini
Piracicaba/SP, Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, 2016. 261p. Tese de Doutorado. (Orientador: Maria Guiomar Carneiro Tommasiello).

Resumo Aceitar os movimentos terrestres não é simples, pois contraria a verificação sensorial sobre uma Terra imóvel aos nossos pés, com o Sol se movendo sobre nossas cabeças do leste ao oeste. A transposição daquilo que observamos para o modelo que ensinamos é imprescindível ao ensino-aprendizagem dos movimentos da Terra: a partir do que se vê ensinar o que não se vê. A pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo investigar os conhecimentos dos professores sobre os movimentos da Terra - rotação e translação - e os trabalhados pelos livros didáticos e pelas provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), verificando até onde a observação do céu é levada em conta no ensino-aprendizagem desses conceitos. Os procedimentos metodológicos envolveram a aplicação de questionários do tipo Likert a 56 professores de Física e de Ciências, a análise de 08 livros didáticos de Ciências e a análise de questões pertinentes das provas da OBA. Os resultados apontam que os professores têm pouco conhecimento sobre os modelos e sobre sua evolução na história, e tanto os materiais didáticos como as questões da OBA colaboram para transformar o ensino do modelo aceito (heliocêntrico) em doutrinação científica, não levando em conta a posição do observador e o que os alunos veem quando olham para o céu. Ou seja, não fazem associação entre o que veem e o que ensinam (aprendem).
Arquivo PDF document 2016_NETO_T_UNIMEP.pdf — Documento PDF, 3.25 MB