A teoria do Big Bang : concepções dos estudantes de Licenciatura em Física do IFCE

MESQUITA, Antônia Iara dos Santos
Fortaleza/CE, Instituto Federal do Ceará, IFCE, 2017. 91p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Nizomar de Sousa Gonçalves).

Resumo Nesta pesquisa foram estudadas as concepções que os alunos do curso de Licenciatura em Física, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campi Fortaleza e Tianguá, tem sobre a teoria do Big Bang, uma vez que este tema está diretamente ligado a origem do Universo, sendo ela a teoria mais aceita até o momento e, ainda, por se tratar de um assunto que tem uma enorme relação com a história da ciência. Além disso este trabalho objetivou verificar como acontece o ensino de Astronomia e Cosmologia no IFCE. A coleta de dados se deu através de pesquisa documental sobre a instituição e o curso, as concepções dos alunos foram verificadas através de um questionário exploratório, com questões subjetivas, sobre a teoria do Big Bang e os principais fatos que a alicerçam. A pesquisa documental foi realizada em todos os campi que oferecem o curso de Licenciatura em Física atualmente, sendo eles: Fortaleza, Sobral, Tianguá, Acaraú e Crateús. Verificou-se a existência de atividades no ramo da Astronomia e Cosmologia, como os grupos de pesquisa e divulgação, em Fortaleza e Sobral, estes grupos promovem eventos, oficinas, cursos de curta duração e palestras para a comunidade como um todo. Com relação as componentes curriculares, o campus Fortaleza é o único que oferece uma disciplina específica de Astronomia, porém, de forma optativa, o que leva a não ter oferta todos os semestres, ora por falta de professor para lecioná-la ora por falta de alunos. Os alunos que responderam o questionário foram os dos campi Fortaleza e Tianguá. Assim como foi mostrado no decorrer deste trabalho, constatou-se o que os alunos confundem questões simples sobre a teoria, alguns têm conhecimentos mais abrangentes do tema, outros não responderam a todas as perguntas. Conclui-se que uma disciplina optativa de Astronomia não é suficiente para que os estudantes venham a entender questões sobre o Universo, sugere-se que seja inserida uma disciplina de Astronomia e Cosmologia, mesmo que sobre o contexto histórico filosófico, e que esta disciplina possa ser obrigatória.
Arquivo PDF document 2017_ANTONIA_IARA_DOS_SANTOS_MESQUITA_D_IFCE.pdf — Documento PDF, 2.12 MB