A trajetória da formação da Coleção de Objetos de C&T do Observatório do Valongo

OLIVEIRA, Maria Alice Ciocca de
Rio de Janeiro/RJ, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, 2011. 162p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcus Granato).

Resumo Esta dissertação tem por objetivo construir a trajetória da formação da Coleção de Objetos de C&T do Observatório do Valongo como subsídio para a pesquisa museológica sobre coleções e para a construção da história do ensino da Astronomia no Brasil, em especial, no Rio de Janeiro. Para isso, inicialmente, buscou-se a sua caracterização como patrimônio da C&T do Brasil, situando-a como uma coleção histórica de ensino e pesquisa, no âmbito das coleções universitárias. Em seguida, foi construída a trajetória da formação da coleção, através do levantamento de informações sobre os objetos que foram usados nas aulas práticas das disciplinas relacionadas à Astronomia, Geodésia e Topografia, ministradas no Observatório Astronômico da Escola Politécnica do Rio de Janeiro, nome anterior do Observatório, nas aulas práticas e nas pesquisas realizadas no Curso de Graduação de Astronomia, no Observatório do Valongo, unidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada a partir do final do século XIX, tendo como ponto de partida a fundação da Escola Politécnica do Rio de Janeiro em 1874, terminando nos primeiros anos do século XXI, quando a Coleção de Objetos de C&T do OV foi reconhecida como representante da memória institucional. Os dados sobre os objetos da coleção possibilitaram o conhecimento de parte dos contextos, social, político, econômico e científico em que os objetos participaram, contribuindo não só para a construção da trajetória da formação da coleção, mas também, para a trajetória institucional que era pouco conhecida. Percebe-se que foi possível alcançar os objetivos previstos na dissertação e destacam-se aqueles momentos singulares identificados na trajetória construída: o momento inicial, quando foram adquiridos os primeiros objetos, antes da fundação do próprio Observatório, a partir da criação da Escola Politécnica, em 1874; a fundação do Observatório da Escola Politécnica, em 05 de julho de 1881; a transferência do Observatório do Morro de Santo Antonio para a Chácara do Valongo (no Morro da Conceição), entre 1924 e 1926; o período de pouca utilização Observatório, entre 1936 e 1957; a criação do Curso de Astronomia, em 1958; a aquisição do conjunto de instrumentos pelo acordo do MEC com países do leste europeu, na década de 1970; a mudança de olhar para os instrumentos, marcada pelo desenvolvimento de projetos de preservação da memória institucional, a partir de 1996; a formação da coleção, a partir das atividades realizadas em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins.
Palavras-chave Museologia, Patrimônio científico, Coleções, Observatório do Valongo.
Abstract This dissertation traces the process by which a collection of science and technology (S&T) objects was formed at Valongo Observatory, with a view to contributing towards museological research into collections and the development of the history of astronomy teaching in Brazil, especially in Rio de Janeiro. First, the collection was characterized as being part of Brazil’s S&T heritage, and more particularly as a historical educational and research collection, within the broader context of university collections. Next, an understanding of how the collection was formed was built up by gathering information on the objects used in the practical lessons from the Astronomy, Geodesy and Topography disciplines given at Observatório Astronômico da Escola Politécnica do Rio de Janeiro [Astronomical Observatory of the Rio de Janeiro Polytechnic], the former name of Valongo Observatory, and in the practical lessons and research undertaken as part of the undergraduate course in Astronomy at Valongo Observatory when it became part of the Federal University of Rio de Janeiro. The time frame for the research starts at the end of the 1800’s with the founding of Escola Politécnica do Rio de Janeiro in 1874, and goes until the first decade of the 21st century, when the collection of S&T objects from Valongo Observatory was recognized as representing its institutional memory. The data on the objects from the collection uncovered information about the social, political, economic and scientific contexts they were part of, helping build up an understanding not just of how the collection developed, but also of the history of the institution itself, about which little was known. The objectives originally set for the research were attained and certain key moments in the course of the collection are highlighted: the starting point, when the first objects were acquired even before the observatory was founded after the creation of Escola Politécnica in 1874; the founding of the observatory on July 5th 1881; its transfer from Santo Antonio hill to Valongo mansion (on Conceição hill), between 1924 and 1926; the period during which the observatory was little used, between 1936 and 1957; the creation of the astronomy course in 1958; the acquisition of the set of instruments by an agreement between the Ministry of Education and Culture and Eastern European countries in the 1970’s; the shift in the way the instruments are viewed, with the development of projects to preserve institutional memory, as of 1996; and the formation of the collection through activities undertaken in partnership with Museu de Astronomia e Ciências Afins.
Keywords Museology, Scientific heritage, Collections, Observatório do Valongo.