SANTOS, André Luis de Paula dos
A utilização de experimentos tradicionais e simuladores computacionais sobre astronomia como inspiradores à aprendizagem do tema gravitação
Santo André/SP, Universidade Federal do ABC, UFABC, 2017. 162p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Laura Paulucci Marinho).
|
Resumo |
Este estudo objetiva auxiliar os professores de física da educação básica a
introduzir o tema gravitação em suas aulas. Através do uso de experimentos
tradicionais utilizados em cursos de astronomia básica e de recentes simuladores, que
permitem verificar desde a localização de astros no céu a partir de qualquer ponto da
superfície terrestre até as leis de Kepler, o tema gravitação foi sendo paulatinamente
introduzido com a utilização de duas sequências didáticas que fazem parte deste
trabalho. Ao longo da aplicação destas sequências, os estudantes utilizaram também
outros recursos educacionais, como vídeos e a possibilidade de realizar atividades
práticas, que foram desde o uso de uma simples haste presa ao chão para a
determinação dos pontos cardeais até a utilização de modernas tecnologias de
informação e comunicação, como os aplicativos de celulares capazes de identificar os
astros no céu. A avaliação positiva da aplicação destas sequências foi demostrada
nos altos índices de acertos dos questionários aplicados e nas solicitações dos alunos
para que os próximos assuntos tratados em física fossem concebidos nos mesmos
moldes que este.
|
Palavras-chave |
Ensino de Física, Astronomia, Gravitação.
|
Abstract |
This study aims to help physics teachers of basic education to introduce the
subject gravitation in their classes. Through the use of traditional experiments used in
basic astronomy courses and recent simulators, which allow to verify from the location
of stars in the sky from any point of the Earth's surface to Kepler's laws, the subject
gravitation was gradually introduced with the use of two didactic sequences that are
part of this work. Throughout the application of these sequences, students also used
other educational resources, such as videos and the possibility of performing practical
activities, ranging from the use of a simple rod attached to the ground to determine the
cardinal points to the use of modern information and communication technologies,
such as mobile applications that show the position of stars. The positive evaluation of
the application of these sequences was demonstrated by the high scores achieved on
the applied questionnaires and students' requests that the following subjects treated in
physics classes were conceived using the same framework as this one.
|
Keywords |
Physics Teaching, Astronomy, Gravitation.
|
Nível |
MEstrado
|